UFPA promove a 6ª edição do Degustação de frutas nos Bosques

Que tal experimentar novos sabores, conhecer a origem e os benefícios que as frutas regionais e também de outros lugares do Brasil possuem? Essa oportunidade vai ocorrer nesta segunda-feira, dia 27, durante a 6ª edição do Degustação de Frutas nos Bosques, evento promovido pelo Espaço ITEC Cidadão da Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação deste ano incluirá, ainda, o preparo de doces caseiros de frutas feitos por alunos da UFPA e pela coordenação do evento.

Além do cupuaçu, da graviola e da pupunha, os visitantes poderão apreciar frutas pouco conhecidas como pitaia, rambutan e mangostão. O evento ocorrerá das 8h às 11h30, no Espaço ITEC Cidadão, que funciona na área de bosques do Campus da UFPA, no Guamá, em Belém.

Reaproveitamento de frutas - Este ano, a degustação também será em forma de doces caseiros, que serão servidos como recheio das tapioquinhas para o público. Haverá, ainda, o preparo de frutas grelhadas, como a banana e o abacaxi, e frutos como o milho. A apresentação e as orientações de reaproveitamento desses alimentos serão feitas por alunos bolsistas, dos cursos de Geografia, Ciências Naturais, Turismo e Letras (Espanhol).

“Nosso objetivo é aproximar a comunidade universitária do processo de reaproveitamento das frutas, porque nós vivemos numa geração que consome o suco de frutas, mas, muitas vezes, nunca viu essa fruta”, explica a coordenadora do Espaço ITEC Cidadão, Gina Calzavara.

O evento conta, ainda, com a colaboração da Embrapa Oriental na doação dos alimentos para a degustação, junto com o Espaço ITEC Cidadão.

Os bosques da UFPA – A Degustação de Frutas nos Bosques surgiu com a proposta de despertar nas pessoas a busca por hábitos saudáveis e, ao mesmo tempo, de valorizar as áreas verdes, como espaços urbanos de convivência interativa.

Os 16.700 metros quadrados de área verde da UFPA, que compõem os bosques Camilo Viana e Benito Calzavara, nasceram em 1994, com os chamados Trotes Ecológicos, ações de plantio de mudas feito por calouros da Universidade.

Com o objetivo de transformar os bosques em ambiente de convivência verde, promovendo educação ambiental e integração com várias áreas de estudo, surgiu, em 2011, o Espaço ITEC Cidadão. Desde a implantação do projeto, várias ações foram realizadas no local por professores e por alunos dos cursos da UFPA, como oficinas e visitas aos bosques, sempre com temáticas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade.

Na programação de Degustação de Frutas nos Bosques deste ano, o curso homenageado será Geografia. Os alunos irão apresentar temáticas relacionadas à geografia urbana e à ecologia durante o tour promovido pelos bosques.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo / Ascom (Alexandre Moraes)

Publicado em: 24.03.2017 18:01