Faculdade Educação Física promove a prática de esportes na UFPA

De acordo com estudos, a prática diária de atividades físicas promove a liberação de hormônios que estão associados ao bem-estar dos participantes. Keyla Cristina, participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura do Corpo, Educação, Arte e Lazer (LACOR) e aluna do curso Técnico em Dança da ETDUFPA, comprova essa teoria. “Essas atividades me beneficiam cada vez mais, melhoram as minhas oficinas e o meu repertório de movimentos”, declara. Keyla é apenas uma das diversas pessoas beneficiadas pelos projetos desenvolvidos no curso de Educação Física da UFPA. Esse é o tema da última reportagem do UFPA em Série - Atividades Físicas.

Grupos e projetos de pesquisa da faculdade realizam atividades variadas que visam promover o bem-estar físico da comunidade em geral, o que faz com que as atividades físicas saiam da teoria para a prática.

Lacor - O Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura do Corpo, Educação, Arte e Lazer (Lacor) trabalha em três linhas de ação: educação, arte e lazer. O projeto iniciou-se em 2002 como um projeto de extensão universitária e, em 2009, foi constituído como grupo de pesquisa. Hoje, o Lacor realiza estudos e pesquisas sobre a cultura do corpo, realizando oficinas de dança, performances, teatro, circo e demais ações na comunidade.

De acordo com o coordenador do projeto, o professor Paulo Lima, as atividades promovidas pelo Lacor promovem o desenvolvimento do corpo, em suas potencialidades motoras e expressivas, envolvendo uma gama de atividades físicas. “Temos relatos de pessoas que saem daqui muito mais leves, muito mais integradas e se sentindo com mais desejo de dar mais continuidade aos processos de vivência”, destaca.

Artes Marciais na UFPA - O Artes Marciais na UFPA é um projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Aptidão Física (LaFis), que oferece gratuitamente aulas de jiu-jitsu, judô, caratê, muay thai, boxe, e taekwando. O LaFis foi criado em 2000, sendo que o projeto vinculado Artes Marciais existe desde 2011, funcionando anexo ao ginásio de esportes da UFPA e atendendo toda a comunidade universitária. No âmbito do ensino e da pesquisa, o projeto vem se destacando na produção de artigos científicos em torno da temática artes marciais e lutas.

Segundo o professor Ítalo Campos, coordenador do projeto, as modalidades jiu-jitsu, taekwando e muay thay são as mais populares no projeto, destacam-se pelo caráter formativo. Ainda segundo o professor, “as artes marciais, ao contrário do mito que se tinha no passado, têm um caráter disciplinador. O aluno começa a descobrir seus limites”, ressalta o professor.

HÁPAX - O Grupo de Estudos Históricos e Filosóficos em Esportes, Educação do Corpo e Práticas Físicas Institucionalizadas (HAPAX) tem ações em pesquisa, ensino e extensão. As pesquisas são de caráter historiográfico, abordando os temas esporte, educação física e educação do corpo. Além disso, o grupo é responsável pelo Projeto "Esporte, práticas corporais e lazer da UFPA multicampi: cidadania, produção de conhecimento e qualidade de vida", que, em 2017, prevê atividades como ginástica, jogos da UFPA e jogos multicampi.

O coordenador do projeto, o professor Douglas Dias, destaca a melhoria da qualidade de vida proporcionada pelas atividades físicas propostas pelo grupo. “Integração estudantil, produção de conhecimento, campo de observação são qualidades proporcionadas pelo HÁPAX”, declara.

Infância - O Projeto "Brincar e Se-Movimentar pela Ginástica: Fundamentos Filosóficos, Pedagógicos e Lúdicos para a Educação Física na Educação Infantil" é um projeto de pesquisa do Grupo Moçarai, que trabalha com a prática de exercícios físicos na infância, além de refletir sobre a condição de ser criança na modernidade. O projeto realiza diariamente pesquisas na área e vivencia espaços de educação, como creches, em que a Educação Física era esquecida.

Para a professora Andrize Costa, é de grande relevância estudar a importância da Educação Física no universo infantil. “Os resultados vêm sendo muito positivos, mostrando que a Educação Física e a Ginástica deveriam não apenas se tornar mais competente para a atuação na educação infantil, mas também, principalmente, deveriam assumi-las  como área privilegiada de sua atuação da educação e da saúde”, afirma a professora.

- Entenda como ocorre o estímulo à prática esportiva na UFPA
Atléticas universitárias promovem a integração de alunos na UFPA
Faculdade Educação Física promove a prática de esportes na UFPA

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA