Evento promove bate-papo sobre experiência de uma campanha eleitoral

Com a proposta de discutir a respeito dos desafios de uma campanha eleitoral, o "Papo Criativo - A Experiência de uma campanha eleitoral" com a participação da porta-voz estadual do partido REDE e ex-candidata à prefeitura de Belém em 2016, Úrsula Vidal, ocorre nesta segunda-feira, 3 de abril, das 10h às 12h, no auditório da Pró-Reitoria de Administração (Proad), que fica no prédio anexo à Reitoria, Campus Básico da UFPA. O evento é uma iniciativa dos alunos do curso de Comunicação Social da UFPA, como atividade da disciplina "Propaganda e Marketing Político", ministrada pelo professor Luiz LZ Cezar, e realizado por meio do Projeto de pesquisa "Consumo, Identidade e Amazônia" (Consia). O bate-papo é aberto ao público.

Criação - Ao longo da disciplina "Propaganda e Marketing Político", foram debatidos os conceitos de política e de propaganda como forma de introdução teórica para a prática de fazer uma campanha eleitoral. Os alunos puderam experimentar a criação de programas de campanha, formar composições políticas, criar peças de divulgação - como santinhos e programas eleitorais - e um debate eleitoral como culminância das atividades. Segundo Lívia Fialho, estudante de Publicidade e Propaganda, "foi bem enriquecedora a experiência de passar pelas etapas de uma campanha eleitoral, como formar equipe, fazer um cronograma e, ao final, o melhor resultado foi a gente ter se atentado para os problemas da cidade."

Compartilhar experiência - A convidada para o bate-papo é a porta-voz estadual da Rede Sustentabilidade no Pará, Úrsula Vidal. Ela concorreu, nas eleições de 2016, à prefeitura de Belém e terminou em quarto lugar no primeiro turno, com 79.968 dos votos.  O objetivo é compartilhar a experiência de construir uma campanha eleitoral: quais os maiores desafios e as dificuldades; qual a importância da comunicação neste processo e de que maneira ela ocorre (online/offline). O professor do curso de Comunicação Social da UFPA  Luiz LZ Cezar ressalta a importância de discutir política. "Conversar e trocar ideias sobre política é sempre um exercício salutar de ética e cidadania, o qual todos deveriam exercitar diariamente. Daí a importância educacional e social de um evento como este para falarmos de e sobre política."

O bate-papo ocorre por meio da ação extensionista "Papo Criativo", realizada pelo Projeto de pesquisa “Consumo, Identidade e Amazônia: relações de sociabilidade e interação por meio da comunicação (Consia)”, que tem o intuito de promover a relação de debates e análises de conteúdos afins às pesquisas do projeto e que possam contar com a participação e as trocas de experiências e percepções, tanto dos integrantes do projeto quanto do público externo.

Serviço
Papo Criativo - "A Experiência de uma campanha eleitoral" com a porta-voz estadual da REDE Úrsula Vidal
Data: Segunda-feira, 3 de abril de 2017
Local: auditório da Proad (prédio anexo à Reitoria)
Mais informações acesse aqui.

Texto: Matheus Botelho Braga - Bolsista Pibic do Projeto Consia
Arte: P S Rodrigues