CTIC realiza melhorias no backbone do Campus Básico

Com o objetivo de melhorar a área de cobertura do backbone - a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da internet trafegam - do Campus Básico, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) realiza melhorias na Rede Darwin, expandindo a extensão da rede de fibras óticas. Com essa melhoria, os prédios mais próximos da orla poderão migrar para um trecho novo, reduzindo a extensão da fibra de acesso, o que deve minimizar o risco de paradas na rede por causa de rompimento da fibra de acesso.

“Em quase 10 anos da implantação da Rede Darwin, muitos prédios foram construídos em regiões em que o backbone original não passava e, por conta disso, era necessário lançar uma extensão longa de cabos de fibra óptica (fibra de acesso) desde o prédio até o backbone”, destaca Marcelo Moraes, coordenador de Redes do CTIC.

O Espaço Vadião, o Mirante do Rio, o Restaurante Universitário e a Editora da UFPA serão remanejados para o novo trecho e o anexo da Reitoria, que hoje está ligado fisicamente à rede da Reitoria, receberá uma conexão de fibra independente. Para o segundo semestre, a Coordenadoria de Redes avalia elaborar um projeto semelhante, para atender às áreas que não foram previstas no projeto inicial do backbone do Campus Profissional/Saúde.

Rede Darwin - Em homenagem ao centenário da Teoria da Evolução, criada pelo naturalista britânico Charles Darwin, a  Rede Darwin é uma rede projetada para atender a todas as unidades da Cidade Universitária, por meio de um backbone óptico de alta capacidade. A Rede Darwin utiliza a topologia Anel, em que se utiliza a dupla abordagem, que consiste em atender aos prédios por dois pares de fibra, e cada par segue um caminho diferente até o CTIC. Isso garante redundância de link e minimiza os problemas causados por rompimento de fibra, os quais podem ocorrer por queda de árvores, por exemplo.

Backbone - Backbone significa “espinha dorsal” e é o termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da internet passam. É a espinha dorsal da internet. Para que a velocidade de transmissão não seja lenta, o backbone utiliza o sistema “dividir para conquistar”, pois divide a grande espinha dorsal em várias redes menores.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre Moraes

Publicado em: 03.04.2017 18:00