Projetos de Extensão e Ensino da UFPA recebem o Prêmio Jovem Acadêmico

O I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão (I CIENEX), que ocorreu na semana do dia 13 a 17 de março de 2017, teve, entre os diversos resultados positivos do evento, o Prêmio Jovem Acadêmico, um reconhecimento para os projetos melhor avaliados do congresso.

O vento é fruto de uma integração entre quatro instituições públicas de ensino superior do Pará: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Dimensão – Diferente da Jornada de Extensão,  desta vez, havia um número maior de participantes. Ao todo, 861 projetos, entre Extensão e Ensino, foram selecionados para apresentação no CIENEX. O pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza Jr, afirma que a tendência é seguir aumentando o número de participantes nos próximos anos, visto que o próximo passo do evento é aliar, também, os projetos de pesquisa. “As premiações só fazem sentido, porque estamos na transição para a integração de ensino, pesquisa e extensão. A nossa meta é investir na formação integral do aluno, capaz de articular essas três dimensões na sua vida acadêmica e profissional”, afirma o pró-reitor.

Reconhecimento – Na UFPA, foram 10 projetos premiados pela extensão, 6 pelo ensino e 9 prêmios para os campi do interior, distribuídos em ambas as categorias. A UEPA recebeu um prêmio para extensão e um para ensino. UFRA e IFPA conquistaram um prêmio cada, ambos em extensão. Acesse aqui a lista dos premiados.

Os vencedores da UFPA ficaram felizes com o reconhecimento dado pela Instituição ao esforço e à dedicação aplicados em seus projetos. Izabela Lins, 1ª colocada na premiação e representante do Projeto “Treino de Habilidades Sociais para Idosos: Assertividade para uma velhice cidadã”, ressalta que o prêmio é uma forma de valorizar o aprendizado da graduação aplicado em um retorno à comunidade. “A premiação me estimula pelo reconhecimento de que aquilo que aprendi na graduação apresenta bons resultados,se bem praticados, e me ajuda a ampliar meu olhar como profissional para fazer mais por minha comunidade e pela sociedade”, conta a estudante de Psicologia.

Da mesma forma, Katryna Fernandes, aluna de Comunicação Social, representou o Projeto “Memória: 40 anos de comunicação na Amazônia". Ela afirma que o prêmio contribuiu tanto em sua vida profissional quanto pessoal. “Conquistar o terceiro lugar, entre mais de oitocentos projetos concorrentes, serviu para aumentar minha autoconfiança. O título me rendeu muitas parabenizações e até alguns trabalhos, ou seja, em curto prazo, eu já venho tendo resultados muito positivos”, diz a estudante.

Juliana Lopes, 2ª colocada no Prêmio Jovem Acadêmico, defendeu o Projeto “Relato de experiência extensionista em um programa multiprofissional em cuidados com pacientes com fibrose cística”. A estudante de Fisioterapia participou do projeto por três anos, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso com ele e destaca o aprendizado. “Queria dizer para os extensionistas se dedicarem mais aos seus projetos, porque vejo muita gente que faz só por fazer, para ganhar carga horária. Este prêmio, apesar de ser maravilhoso, nem se compara ao que aprendi nesses três anos, em termos de discernimento da assistência, desenvoltura e criticidade”, conta.

Futuro – Além da premiação, outros pontos positivos foram destacados por Nelson de Souza Jr e pela coordenadora acadêmica do evento, Bernadete Souto. Um deles foi a grande participação dos campi do interior, com auditórios lotados e muitos trabalhos concorrentes e também a mobilização da Instituição para a realização do congresso e a participação nele.

Nelson de Souza Jr ainda afirmou que o CIENEX abriu as portas para a articulação com as outras instituições de ensino e para a criação de espaços de convivência e interdependência entre elas. A meta, agora, além de aproximar a pesquisa da extensão e do ensino, é formar uma rede com as demais instituições públicas de ensino superior da Amazônia.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 04.04.2017 17:00