Instituto de Ciências da Saúde participa da 1ª reunião internacional da RACS

A Universidade Federal do Pará (UFPA) participou, por meio do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), da primeira reunião internacional da Rede Acadêmica das Ciências da Saúde (RACS), na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento ocorreu entre os dias 30 de março e 1º de abril de 2017, em Lisboa - Portugal. A proposta do encontro é promover o intercâmbio e o desenvolvimento da cooperação internacional no que se refere ao ensino, à investigação e ao desenvolvimento e à inovação em Ciências da Saúde (CS) nos países lusófonos.

O evento foi propício para debates, reflexões, partilhas e promoção do conhecimento científico. A UFPA formalizou, durante o encontro, sua participação efetiva na RACS, a qual já vem sendo desenvolvida por meio do ICS e de outras estruturas afins.

Importância - A participação da Federal Paraense nessa Rede poderá ser vivenciada por suas áreas de oferta formativa e, de interesse científico, como: Medicina; Enfermagem; Farmácia; Odontologia; Nutrição; Fisioterapia e Terapia Ocupacional, assim como a Saúde e Ambiente.

“Como membro efetivo, a UFPA poderá, sobretudo, enriquecer o seu portfólio de oferta e procura, com a participação em programas de mobilidade acadêmica internacional para os seus docentes, estudantes e investigadores na área da CS”, declara o professor doutor João Lobato, membro da comissão organizadora.

Programação - As grandes temáticas da reunião internacional são: cooperação, mobilidade acadêmica, inovação, intercâmbio, investigação, ensino superior, multiculturalidade, desenvolvimento e internacionalização.

RACS - Criada no dia 1º de setembro de 2016, esta rede internacional foi instituída por uma associação de direito privado, com a mesma designação, formalizada em reunião de Assembleia Geral para o efeito, por nove instituições de ensino superior da área das CS de quatro países do espaço lusófono, os quais: Angola, Brasil, Cabo Verde e Portugal.

“Presentemente, a RACS-CPLP encontra-se em fase de instalação e de expansão junto de mais de 160 instituições de ensino superior da área da Saúde. Pretendemos criar, no próximo biênio 2017-2018 condições de sustentabilidade para a sua consolidação, nomeadamente, por meio da realização de quatro ações estratégicas determinantes”, conta.

Estas ações consistem em alargar a base social da rede e de parcerias, com novos associados em todos os países da CPLP; criar um portal eletrônico interativo para o fomento da cooperação acadêmica internacional, multicultural e multilateral; dinamizar Núcleos Acadêmicos (NA) e, por último, implementar um programa para a Mobilidade Acadêmica Internacional, que beneficiará estudantes, docentes, investigadores, entre outros.

Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Reprodução / Google

Publicado em: 04.04.2017 18:00