Curso revela preocupação com texto acadêmico

A busca pela qualificação da escrita do trabalho científico fez com que dezenas de pessoas participassem do curso de "Redação para Trabalhos Acadêmicos", no Auditório Setorial Básico I da UFPA, nos últimos dias 29 e 30 de março. A ministrante foi a professora Júlia Lopes, mestra em Letras, com área de concentração em Linguística - Documentação, Descrição e Análise do Português da Amazônia. O Complexo Hospitalar da UFPA, formado pelos Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), promoveu o evento por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), que já confirmou para o dia 28 de abril o curso de Oratória para Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Palestras.

Júlia Lopes disse que há necessidade de apresentação dos textos de monografias com qualidade, pelo motivo de "a Língua Portuguesa ser complexa e encontrarmos até mesmo pessoas com doutorado e pós-doutorado com dificuldade na escrita acadêmica, porque produzir um texto não é fácil". Ela comentou, ainda, que a importância do curso se dá no sentido dos estudantes perceberem que "a qualificação não está presa ao seu nível de escolaridade, mas à sua necessidade".

Lacuna - A coordenadora do evento, Cristina Alencar, afirmou que, no meio acadêmico, existe carência de cursos voltados para desenvolver os trabalhos acadêmicos solicitados pelas instituições de ensino superior, por isso o curso surge como forma de preencher essa lacuna. "Alguns alunos sofrem por não terem o hábito da escrita desde cedo, então essa capacitação é um incentivo para que treinem a busca da melhoria dos textos produzidos", observou.

O aluno Igor Gomes, graduando do curso de Engenharia Mecânica da UFPA, revelou que teve como propósito no curso recapitular conteúdos da Língua Portuguesa que aprendeu ao longo do ensino básico e médio e, hoje, já não lembra. "Agora, além de pensar em produzir o texto do meu TCC, minha preocupação é com a apresentação dos artigos que envio às revistas científicas."

A técnica de enfermagem da Pediatria do HUJBB, Andreza Brasil, cursa mestrado na UFPA e, apesar de estar no início da redação do seu projeto, revelou que o objetivo é elaborar um texto acadêmico mais próximo possível do que rege a escrita formal. "Ao longo do curso, são solicitados pelos professores resumos, resenhas e outros trabalhos que exigem o aluno ter esse domínio."

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA
 Foto: Silvia Giese