Faculdade de Direito da UFPA celebra 115 anos de fundação

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará (FAD/UFPA), uma das mais antigas do País, completou 115 anos de fundação. A comemoração de aniversário reuniu, nesta quinta-feira, 4, alunos, professores e técnicos-administrativos no Auditório Hailton Corrêa, no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), localizado no Campus Profissional da UFPA, no bairro Guamá, em Belém.

A programação da solenidade contou com a colação de grau de 19 alunos concluintes do curso de Direito, seguida do lançamento da logo da FAD. Além disso, foi realizada uma conferência de comemoração aos 115 anos da faculdade, ministrada pela professora Marlene Freitas, além da inauguração de uma placa em homenagem ao professor José Carlos Dias Castro.

A mesa oficial do evento foi composta pelo professor José Benatti, diretor do ICJ; pela professora Valena Jacob, diretora da FAD; pelo professor Antônio Maués, vice-diretor do ICJ; pela professora Luanna Tomaz, vice-diretora da FAD; e por Mayna Cunha, representante do Centro Acadêmico de Direito Edson Luiz (Cadel). O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, e os pró-reitores de Administração, João Cauby; de Extensão, Nelson José de Souza Júnior; e de Ensino de Gradução, Edmar Tavares da Costa, também estiveram presentes. Os participantes desejaram felicitações aos novos formandos além de elogiar os novos avanços proporcionados pela direção da FAD.

Para a professora Valena Jacob, a possibilidade de realização do aniversário de 115 anos da FAD é uma recompensa pelo trabalho realizado na direção da faculdade. “Fui aluna desde a Escola de Aplicação, tenho um amor pela Universidade. Fiz graduação, mestrado, doutorado e sou professora da casa. É uma honra poder participar e promover com muito carinho esses 115 anos da FAD, para que seja um momento que fique marcado para sempre na memória da faculdade”, declara a professora.

Colação - Para os novos bacharéis em Direito, que receberam o diploma na solenidade, esse momento ficará marcado para as futuras gerações de alunos da faculdade. Para Whelton da Silva, concluinte do curso de Direito, a formatura é um ato simbólico e importante. “A faculdade reservou esse dia para a formatura. Além disso, revelou a importância que o corpo docente dá para a graduação. É um compromisso que deve ser reafirmado sempre”, afrima Whelton.

Já Nelson Nasser, orador da turma concluinte, ressaltou o compromisso que a Faculdade de Direito e a UFPA tem na construção de uma sociedade melhor. “Somos frutos da sociedade e, para ela, devemos contribuir. Nosso papel é indagá-la”, destaca Nelson.

Lançamento logo - Após a solenidade, foi apresentada a logo da Faculdade de Direito, que é uma adaptação da primeira logo existente, datada de 1902. Por meio de pesquisas realizadas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), foi descoberta a primeira logo da Faculdade de Direito, produzida durante a sua criação.

“Anteriormente, pensávamos em fazer um concurso para eleger a nova logo, já que a instituição nunca teve uma marca. Eu sou ex-aluna da faculdade, entrei no ano de 1996 e não me lembro de uma logo da FAD. Agora, lançaremos apenas a versão comemorativa, que vai ficar por um tempo , em razão do aniversário de 115 anos”, declara a professora Valena Jacob.

Homenagem - No final da solenidade, foi inaugurada, na Biblioteca do Instituto, uma placa em homenagem ao professor aposentado José Carlos Castro Dias, cujos anos de serviço foram marcados pela defesa dos direitos humanos no Pará e no Brasil, principalmente durante o período da ditadura militar. Recentemente, José Carlos doou para a Biblioteca do ICJ mais de dois mil exemplares de livros.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos