Prêmio Proex de Literatura contempla ganhadores
Estimular a palavra escrita como ferramenta de conhecimento do mundo e transformar o cotidiano em arte. Assim foram definidos alguns dos objetivos do I Prêmio PROEX de Literatura, cuja cerimônia de premiação aos vencedores ocorreu nesta quarta-feira, 24, no hall do Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará. A iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA uniu escritores, poetas e amantes das letras em um momento de celebração da literatura como expressão artística capaz de eternizar palavras e sonhos.
A primeira edição do Prêmio teve cerca de 140 inscritos e contemplou um total de 45 trabalhos, sendo 20 na categoria poesia, 15 na categoria conto e 10 na categoria crônica. Os primeiros lugares em cada categoria receberam o troféu Inglês de Souza, em homenagem ao escritor paraense, fundador da Escola Nacionalista do Brasil, e um cheque no valor de R$ 1 mil. Os demais classificados receberam certificados de participação no concurso e aguardam a publicação de uma coletânea especial com todas as obras selecionadas, prevista para o segundo semestre de 2010.
A ideia é que a segunda edição do Prêmio seja lançada, simultaneamente, com a publicação da coletânea, a ser editada pela Editora Universitária (EDUFPA). A expectativa da PROEX, segundo o pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur Neves, é consolidar a premiação como uma rotina institucional. “O próximo passo, agora, é ampliar a divulgação do Prêmio para atingir um número mais expressivo, visto que a comunidade universitária é formada por cerca de 50 mil pessoas. Além disso, seria interessante se o Prêmio pudesse avançar para contemplar outras dinâmicas literárias, como o teatro e o romance”, afirmou Fernando Arthur.
O idealizador do Prêmio de Literatura foi o professor José Maia, diretor de Assistência Estudantil da PROEX. De acordo com Maia, a UFPA já realizou outros concursos literários que se perderam na memória da Instituição. “O Prêmio Inglês de Souza veio para resgatar a iniciativa e fazer dela uma tradição”, disse. Da mesma forma, explicou o professor Celson Gomes, diretor Cultural da PROEX, divisão que coordenou o concurso, para quem “o Prêmio é uma forma de valorizar a arte literária e mostrar a diversidade da produção expressiva dos alunos, dos técnicos e dos docentes da UFPA, que, muitas vezes, não encontram suporte para se manifestar”.
Após a premiação de Josiclay Santos, aluno do curso de Letras, vencedor na categoria poesia; de Jorge Domingues Lopes, professor do Curso de Letras, ganhador na categoria crônica; e de Jorge Negrão Lemos, estudante de Comunicação Social, primeiro lugar na categoria conto, houve coquetel e recitação de poesias, com a apresentação do grupo lítero-musical “Quem pariu Eutanásio?”. Para Josiclay Santos, o Prêmio PROEX de Literatura oportuniza aos escritores amadores a divulgação de trabalhos que poderiam ficar engavetados. Na mesma linha de pensamento, o professor Jorge Lopes destacou que concursos semelhantes ao da PROEX estimulam a produção literária como canal para reflexão sobre a realidade e a transformação do mundo.
Para conferir os trabalhos premiados em primeiro lugar em cada categoria do Prêmio de Literatura da PROEX, clique aqui.
A lista de classificados por colocação e categoria está disponível aqui.
Confira mais fotos do evento acessando: http://picasaweb.google.com.br/fotosufpa
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Wagner Meier
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária