Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Lançamento do livro Conflitos Sociais no “Complexo Madeira”

No próximo dia 26 de fevereiro, acontecerá o lançamento do livro Conflitos Sociais no "Complexo Madeira”, que reúne 22 artigos de diferentes pesquisadores do Brasil e do mundo, entre eles, duas pesquisadoras da Universidade Federal do Pará (UFPA). A publicação trata dos impactos socioambientais que um complexo de usinas hidrelétricas irá causar no Rio Madeira, em Rondônia. O lançamento será realizado na Estação Gasômetro, às 18 horas.

 

O livro foi desenvolvido a partir do “Projeto Transformações Socioeconômicas no Rio Madeira”, em que pesquisadores especialistas em distintos campos do conhecimento, como Antropologia, Biologia, História, Agronomia, Geografia, Sociologia, Linguística, Economia e Direito, produzem relatórios, mapas, fascículos e, sobretudo, trabalhos acadêmicos sobre o tema 'os impactos na região'. “O tema é um dos mais debatidos atualmente e envolve aspectos polêmicos, como o político, dado os interesses presentes e a tentativa de silenciar outras leituras; o das críticas e recomendações que partem de pesquisadores e de movimentos sociais”, declara Rosa Acevedo, uma das autoras da coletânea.

 

Hoje, o Projeto do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira é  composto por duas usinas de grande porte que esbarram em problemas com a nova legislação ambiental e a falta de experiência em obras deste porte na região. A justificativa da construção desse empreendimento está sustentada em estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os quais mostram que, por volta de 2012, o país estará sob risco de escassez de eletricidade, portanto, o equilíbrio só será garantido com as obras das  Usinas de  Jirau e Santo Antônio no Rio Madeira. “Resta saber se existem condições políticas, ambientais e financeiras para a construção do empreendimento. O problema maior no que se refere ao Complexo é, sem dúvida, a questão ambiental. Além disso, como o Rio Madeira tem afluentes situados na Bolívia, outro obstáculo para os dois empreendimentos pode ser derivado dos impactos  políticos da parte boliviana”, questiona Rosa Acevedo.

 

Durante o lançamento, haverá exibição de filmes, apresentação musical, intervenções dos autores do livro e sessão de autógrafos. O evento acontece na Estação Gasômetro (Av. Magalhães Barata, 830 - São Brás) e é aberto ao público em geral.

 

Serviço:
Lançamento do livro Conflitos Sociais no “Complexo Madeira”

Data: 26 de fevereiro de 2010

Local: Estação Gasômetro (Av. Magalhães Barata, 830 - São Bráz)

Horário: a partir das 18 horas

 

Texto: Raphael Freire – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

Publicado em: 25.02.2010 14:00