Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Cooperação internacional fortalece Pós-Graduação em Física

Atualmente, se houver uma área científica essencialmente internacional, esta, sem dúvida, é a da Física, haja vista a universalização de assuntos e o constante diálogo entre os pesquisadores de várias partes do planeta. Percebendo isso e objetivando fortalecer a pesquisa em Física na Amazônia, o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), da UFPA, vem procurando articular cooperações com centros de pesquisa de fora do País, como é caso do “The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics” (ICTP).

 

Fundado em 1964, o ICTP opera sob um acordo entre o governo Italiano, a International Atomic Energy Agency (IAEA) e a UNESCO, sendo sua missão  promover a disseminação de pesquisas em Física e Matemática nos países em desenvolvimento localizados na África, na Ásia e na América Latina. A partir dessa perspectiva, uma das ações do ICTP é financiar a ida de pesquisadores renomeados para as regiões mencionadas. É o chamado “Visiting Scholars/Consultant Programme”, cujo benefício a UFPA ganhou no final do ano passado, a partir de uma solicitação feita pelo professor e coordenador do PPGF, Luís Carlos Bassalo Crispino.

 

“A ideia é que o ICTP possa contribuir para uma interação, a longo prazo (3 anos), entre um professor sênior e os programas de pós-graduação das instituições dos países em desenvolvimento, promovendo-lhes qualidade. É a primeira vez que um programa como este é aproveitado para a região amazônica”, explica o coordenador Luís Crispino. O professor Atsushi Higuchi, da Universidade de York (Reino Unido), foi o convidado pelo acordo entre a Pós-Graduação em Física e o ICTP,  uma vez que o pesquisador é referência  em “Teoria Quântica de Campos”.

 

Na sua primeira visita à UFPA, em nome do ICTP, o professor Atsushi Higuchi realizou seminários e reuniões frequentes com os pesquisadores do Mestrado e do Doutorado em Física. Até 18 de março, ele estará ministrando  para os acadêmicos o minicurso “Introdução a Buracos Negros” . “Estou muito honrado por ter sido convidado a estar aqui, contribuindo com esse Programa da UFPA. Estou, também, muito surpreso com a presença de vários alunos nas minhas conferências. Ano que vem, na minha próxima visita, eu espero contribuir com sugestões de novas linhas de pesquisa para o Programa”, afirma o pesquisador.

 

Além do “Visiting Scholars/Consultant Programme”, o PPGF tem sido apoiado de outras maneiras pelo ICTP, sob a forma de patrocínio para eventos científicos, doações de livros e capacitação internacional de docentes, incluindo um acordo federado (“Federation Agreement”) entre o PPGF e o ICTP. “Isso é extremamente importante para nós, pois a nossa prioridade, neste momento, é consolidar as áreas de concentração já existentes, principalmente, as áreas experimentais, que são pouco procuradas no Brasil como um todo”, ressalta o coordenador Luís Crispino.

 

O PPGF foi iniciado em março de 2003 apenas em nível de mestrado. Em agosto de 2009, após a recomendação do Conselho Técnico - Científico da CAPES, foi autorizada a abertura do primeiro curso de Doutorado em Física da região amazônica. As áreas de concentração do curso são “Teoria quântica de campos” e “Física da matéria condensada”, as quais se subdividem em várias linhas de pesquisa.  Para mais informações sobre o PPGF, clique aqui , e para saber mais sobre as ações do “The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics”, clique aqui .

 

Texto: Igor de Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 04.03.2010 15:00