PCT-Guamá ganha mais um laboratório
O Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá) ganhou, nesta segunda-feira, dia 28 de junho, seu mais novo espaço de pesquisa. O “Laboratório de Energias Renováveis e Eficiência Energética” abriga o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT-EREEA) e o Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) formando um centro especializados em energias alternativas na Amazônia.
“Somos cobaia de nós mesmos”, explica João Tavares Pinho, coordenador do espaço. “Aplicamos ao prédio as pesquisas que foram desenvolvidas por nós. Aqui, parte da energia elétrica provém de painéis fotovoltaicos, com potencial de geração de 15 KW e parte provém de um gasificador que produz outros 20 KW pela queima de caroço de açaí. Se faltar luz no Campus da UFPA, nossas atividades básicas continuam funcionando por meio dos nossos projetos”, revela.
O Laboratório contém setores de pesquisa especializados, como o Laboratório de Conforto Ambiental, Laboratório de Energia Solar, Laboratório de Energia Eólica e o Laboratório de Qualidade de Energia. Outras matrizes energéticas são analisadas por meio de parcerias com outros grupos de pesquisa da UFPA e pesquisadores de outras instituições, como as Universidades Federais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. “Nossa equipe é composta por 39 pessoas, mas graças a todas essas parcerias, pelo menos 150 pesquisadores trabalham direta e indiretamente no Laboratório”, garante o coordenador do GEDAE.
Os estudos desenvolvidos no Laboratório de Energias Renováveis e Eficiência Energética pretendem se estender para a sociedade por meio de cursos de capacitação, prestação de serviços e repasse direto da tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores ao poder público, às empresas e à sociedade civil.
Para o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, “mais que um prédio, inauguramos um espaço que desempenha dois papéis fundamentais para o cumprimento da missão social da UFPA e para o desenvolvimento do País. Ajuda a formar recursos humanos e propõe discussão e estudos sobre energia, um tema de suma importância para o desenvolvimento”.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária