Escola de Aplicação da UFPA é destaque no Ensino Médio paraense
A Escola de Aplicação da UFPA, antigo NPI (Núcleo Pedagógico Integrado), é uma das 25 melhores escolas paraenses de Ensino Médio. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Ministério da Educação (MEC) e colocam a Escola também entre as melhores na educação de jovens e adultos (EJA). Das 40 melhores instituições de ensino médio no Estado, apenas três são públicas.
As informações são baseadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que avaliou os conhecimentos de alunos concluintes do Ensino Médio por meio de uma prova objetiva e uma redação, aplicadas em dezembro de 2009. Em nota técnica, o INEP alerta sobre as limitações do uso dos dados devido ao fato da participação dos alunos ser voluntária. Apensar da não universalidade, os dados são uma importante ferramenta para reflexão sobre problemas e soluções no âmbito das escolas.
Dos 180 alunos concluintes da Escola de Aplicação, 78 participaram do Exame e obtiveram nota de 620,45 garantindo a 21ª colocação entre todas as escolas públicas e privadas no Pará. Quando somados aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Escola de Aplicação fica em 2º lugar no Estado, com a participação de 83 dos 242 alunos matriculados.
No Pará, a Escola de Aplicação foi criada em 1963 para atender aos filhos de servidores da Universidade Federal do Pará. Porém desde o ano passado, as vagas para a Educação Infantil, os Ensinos Fundamental e Médio e a Educação Noturna são abertas à sociedade em geral. No Brasil, ao todo, existem 16 escolas de aplicação vinculadas a universidades federais que são espaços privilegiados para a inovação pedagógica e em educação e uma esfera importante de formação dos universitários nas áreas de pedagogia e licenciatura.
Segundo o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, o desafio da Escola de Aplicação é expandir e fortalecer seu papel fundamental junto à sociedade no que se refere à educação pública e de qualidade. “Temos na Escola de Aplicação, comprovadamente, a melhor qualificação docente do Estado. Precisamos potencializar e expandir esses resultados para fazer valer o patrimônio educacional de que dispomos, tendo em mente que a Escola de Aplicação é um espaço privilegiado para responder às demandas e à carência de educação básica de qualidade no Pará”, defendeu o reitor durante o último Seminário Nacional de Escolas de Aplicação, realizado em Belém.
SERVIÇO:
Para saber mais sobre a Escola de Aplicação da UFPA, acesse: www.escoladeaplicacao.ufpa.br
Clique aqui para ler mais sobre os dados do MEC
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária