NAEA realiza Percurso Interativo pela paisagem do bairro Terra Firme

Com o objetivo de destacar elementos da paisagem urbana do bairro Terra Firme, em Belém/PA, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA) realizou o projeto Percurso Interativo Paisagem e Memórias do bairro da Terra Firme, executado por meio de um percurso interativo pelas ruas principais da Terra Firme, visitando alguns de seus espaços públicos destacados por seus moradores.

De acordo com os coordenadores do projeto, o intuito do roteiro foi proporcionar ao morador uma melhor percepção sobre o seu patrimônio local, evidenciando a memória social e o pertencimento ao lugar por meio de “outro olhar” sobre os principais pontos de referência do cotidiano do bairro.

O percurso foi elaborado de forma participativa e colaborativa com o Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme, por meio de encontro com diversos grupos de moradores que contribuíram com seus conhecimentos e relatos sobre o bairro. O roteiro definido foi: visita ao jardim comunitário; Escola Brigadeiro Fontenelle; Praça Olavo Bilac/shopping chão; o Horto mercado, e a feira.

O roteiro foi realizado durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, em parceria com o Ponto de Memória e Museu Paraense Emílio Goeldi.

O trabalho relaciona duas pesquisas desenvolvidas pelo NAEA, que têm como objeto o bairro Terra Firme: a tese de doutorado “Memória, Sociabilidade e Pertencimento: estudo das interações e práticas sociais de feirantes e moradores do bairro da Terra Firme em Belém–PA”, da doutoranda Ana Claudia Silva; e a pesquisa de iniciação cientifica da graduanda em Turismo, Maria Karoline Brito dos Santos, intitulada “Campo de relações sociais através do programa ponto de Memória: experiências e possibilidades de turismo cultural no bairro da Terra Firme”, que faz  parte do projeto de pesquisa “Turismo Cultural e Patrimonialização: Campo de relações, referências culturais e gestão para visitação”. Ambas as pesquisas são orientadas pelo professor doutor Silvio Lima Figueiredo.

Texto e fotos: Divulgação / projeto

Publicado em: 23.06.2016 18:00