Time da UFPA participa do I Festival de Rugby de Belém

O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo e, atualmente, é o esporte que mais cresce no Brasil. Com mais de 10 mil praticantes no País, a modalidade vem sendo praticada em quase todos os Estados brasileiros e, no Pará, o time Acemira Rugby Belém (ARB) vem desenvolvendo a divulgação e a prática do Rugby há quase dois anos. Alunos de graduação e pós-graduação integram as equipes masculina e feminina do ARB e já se preparam para disputar e representar a Universidade Federal do Pará (UFPA) nas competições universitárias nacionais da modalidade.

Também está prevista a inserção da modalidade nos jogos internos da UFPA, seguindo o modelo de sucesso que o rugby tem na história do esporte universitário em outras regiões do País. O crescimento no número de membros e os bons resultados em torneios fora do Estado propiciaram ao Acemira Rugby condições de realizar o primeiro evento da modalidade na história no nosso Estado.

Nesse cenário, dia 1º de dezembro, será realizado o I Festival de Rugby de Belém. O festival, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (PROEX) e do LAPAX, projeto da Faculdade de Educação Física (FEF) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA, conta com o desafio Pará X Maranhão entre as equipes masculinas (rugby de XV) e femininas (rugby de 7s) do Acemira Rugby Belém e da AMARU (Associação Maranhão Rugby).

O evento também apresentará partidas demonstrativas de rugby escolar (tag rugby) com jovens e crianças já praticantes da modalidade e para os espectadores na torcida. A programação será das 14h às 18h, na Escola Superior de Educação Física do Pará.

Texto e foto: Divulgação

Publicado em: 30.11.2012 17:35