Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Age de Carvalho relembra Max Martins em bate-papo no estande da Editora da UFPA

O bate-papo com o leitor, no “Espaço Porto Max”, estande da ed.ufpa na XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, contou com a presença do poeta Age de Carvalho, neste domingo, 28. O encontro teve como tema “A Fala entre Parêntesis Revisitada: Age de Carvalho relembra Max Martins” e foi mediado pela professora da UFPA Lívia Barbosa. Em seguida, houve o lançamento do livro Trans (Cosac Naify, 2011), de Age de Carvalho - até então sem lançamento no Brasil - com a presença do autor, com direito à sessão de autógrafos. O livro é dedicado ao poeta e amigo Max Martins.

A Fala entre Parêntesis – É um livro escrito a duas mãos por Max Martins e Age de Carvalho, publicado em 1982, escrito à moda da renga japonesa (“cadeia de poemas”). O livro surgiu, inicialmente, de um projeto de tradução de poemas entre os quatro amigos: Max Martins, Age de Carvalho, Benedito Nunes e Maria Sylvia Nunes. Depois de uma temporada nos Estados Unidos, Benedito e Maria Sylvia trouxeram na bagagem a primeira renga ocidental, que contava com poetas europeus e o mexicano Octavio Paz. Trata-se de um estilo de poema muito popular no Japão setecentista, escrito por, no mínimo, dois poetas.

Amizade – Age de Carvalho foi um grande amigo e discípulo direto de Max. Mesmo com a mudança de Age para a Europa, o diálogo seguiu firme por meio de farta correspondência. Max chegou a visitar o companheiro de poemas em Viena, no final dos anos 80, e Age, por sua vez, veio visitá-lo no Brasil em várias ocasiões, ao longo da próxima década.

Age de Carvalho – O poeta é paraense, nascido em Belém, no ano de 1958. Formou-se em Arquitetura pela UFPA, em 1981.  Mora desde meados dos anos 80 na Europa, residindo atualmente em Viena, Áustria, onde atua também como designer gráfico. Publicou, entre outros, Arquitetura dos Ossos (Editora Falângola/Semec, 1980), Arena, Areia (Grafisa/Edições Grápho/Semec, 1986), Ror: 1980–1990 (Editora Duas Cidades, Coleção Claro Enigma, 1990), Caveira 41 (Cosac Naify/7 Letras, 2003), Seleta, antologia poética (Editora Paka-Tatu, 2004) e Trans (Cosac Naify/7 Letras, 2011).

Confira a programação do Estande da Editora da UFPA na Feira do Livro.

 >> Leia mais:
- Editora da UFPA inaugura Espaço Porto Max na Feira do Livro
- Editora da UFPA terá estande na XVII Feira Pan-Amazônica do Livro

Texto e fotos: Laís Nunes - Assessoria de Comunicação da ed.ufpa 

Publicado em: 29.04.2013 17:50