Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Acidente vascular encefálico é linha de pesquisa no CCB

Os eventos lesivos resultantes do acidente vascular encefálico experimental (AVEE, conhecido popularmente como derrame cerebral), bem como as terapias que diminuam os danos cerebrais provocados pelo evento, têm sido a principal linha de pesquisa do Laboratório de Neuroprotecão e Neuroregeneraracão Experimental (LNNE), do Departamento de Morfologia do Centro de Ciências Biológicas da UFPA. Os estudos colocarão a instituição entre as poucas no Brasil que pesquisam terapias celulares para doencas do Sistema Nervoso Central.
Atualmente, o laboratório investiga os efeitos do transplante de células tronco da medula óssea no cérebro de animais submetidos a acidente vascular encefálico experimental. Existem evidências experimentais prévias que esta abordagem pode proteger o tecido cerebral após AVEE. Outras abordangens estão sendo testadas no laboratório, entre as quais o tratamento com a droga anti-inflamatória minociclina e o extrato de algumas plantas da Amazônia, como o Cissus sicyoides.
      O coordenador deste projetos, Walace Gomes Leal, é professor adjunto do Departamento de Morfologia e atualmente realiza pós-doutorado no Laboratório de Neurogênese e Terapia Celular, que faz parte do Centro de Pesquisas Estratégicas com Células Tronco e Terapia Celular da Universidade de Lund, na Suécia. Ele investiga o papel da resposta inflamatória cerebral nos mecanismos de neurôgenese endógena após AVEE, pois descobriu-se que existem regiöes cerebrais onde progenitores neurais são continuamente produzidos e que estas células migram para a área lesada após doenças como o AVEE.
      Estas pesquisas, chamadas translacionais, são o primeiro passo para o desnvolvimento de terapias celulares para doencas agudas do sistema nervoso central, incluindo o AVVE e trauma cerebral e da medula espinhal. “Investimentos para esta nova linha de pesquisa do CCB são de fundamental importância para a consolidação do novo laboratório e para a obtencão de resultados expressivos na área de investigacão mencionada", afirma o professor.

Publicado em: 04.01.2007 12:27