Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA

Com o objetivo de discutir o ensino de Libras, o Instituto de Letras e Comunicação e a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FaLEM) apoiam a realização do II Seminário Nacional de Metodologias e Práticas Educativas de Libras e a I Semana Acadêmica de Letras Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos da/na UFPA - Campus Belém. Os eventos ocorrem nos dias 28, 29 e 30 de junho, a partir das 14h, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O tema é “A Libras e a Língua Portuguesa: a educação bilíngue de Surdos em debate”. A programação compõe a agenda oficial de comemoração pelos 60 anos da Universidade (saiba mais aqui).

Programação - No primeiro dia, às 14h, ocorre o credenciamento, e, às 15h30, será realizada a mesa de abertura, composta por representantes da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proge), da FaLEM, Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess/SAEST) e do Curso de Letras-Língua Portuguesa.

Após a mesa, um dos coordenadores do evento, professor Huber Kline, apresentará uma palestra. A seguir, o espaço será aberto para debates e para o lançamento do livro Atendimento Educacional Especializado para Surdos: Representações Sociais de Professoras. Para finalizar o dia, ocorrerá a atividade cultural “Delirium Coletivo”, das 17h às 18h. O resto da programação vai das 8h às 18h, mas também conta com palestras, mesas, apresentação de pôsteres e oficinas. (Veja a programação completa aqui)

Convidados - Além do professor Huber Kline, outros professores convidados são: professora doutora Vanessa Martins; professora especialista Josy Macêdo; professora mestre Waldma Oliveira; professora doutora Osilene Cruz; professor especialista Eder Cruz; professora doutora Arlete Gonçalves; professor especialista José Filho; professor espelista Daniel Dias; professora mestre Pamela Matos; professor mestre Rimar Segala e o professor especialista Lucival Silva (também coordenador do seminário). (Leia mais aqui).

Objetivo - De acordo com o professor Huber Kline, o seminário visa debater o processo de ensino de Libras e Português como segunda língua para surdos. “Objetivamos realizar um espaço de discussões sobre Metodologias e Práticas Educativas de Libras; e debater a respeito do processo Ensino-Aprendizagem da Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos”.  Além disso, o seminário e a Semana Acadêmica buscam a troca de experiências e pesquisas entre professores e profissionais da área de educação de surdos.

Público-alvo - Por isso “o público-alvo são professores e familiares de surdos, tradutores e intérpretes de Libras e profissionais que atuam na área da educação de surdos, pessoas surdas, deficientes auditivas e ouvintes que buscam ampliar as reflexões sobre Libras e escolarização de surdos”, explica o coordenador.

Importância - Para o professor Huber Kline, “tais eventos são importantes, pois proporcionam a discussão acerca da Libras e da Língua Portuguesa, especialmente sobre a educação bilíngue de surdos, bem como contribuem para socializarmos experiências e pesquisas de professores e profissionais que atuam na área da educação de surdos. Por essa razão, com o evento, temos a expectativa de socializar conhecimentos e experiências de professores que atuam na área da educação de surdos.”

Serviço
II Seminário Nacional de Metodologias e Práticas Educativas de Libras e I Semana Acadêmica de Letras Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para Surdo
Local: Auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)
Data e Hora: dia 28 de junho, das 14h às 18h, e dias  29 e 30, das 8h às 18h
Mais informações no site, no edital ou pelo número (91) 3201-8779.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo-Ascom (Adolfo Lemos)

Publicado em: 21.06.2017 18:00