Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH

A Clínica de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da UFPA vai propor para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos a realização de uma audiência pública sobre a chacina de Pau D`Arco. O anúncio foi feito pela professora doutora Valena Jacob, diretora da Faculdade de Direito da UFPA, e pelas alunas Ana Caroline Monteiro (da Graduação), Aianny Monteiro (do Doutorado) e Isabela Feijó (do Mestrado), durante o Ato Nacional pela Democracia e Contra a Violência no Campo, realizado na Praça da República, nesta segunda-feira, 19 de junho.

No último dia 24 de maio, dez pessoas que estavam acampadas na fazenda Santa Lúcia, no município de Pau D`Arco, no sul do Pará, entre elas uma mulher, foram assassinadas numa ação policial motivada para cumprir ordem de prisão contra os posseiros. O caso é investigado em inquérito das Polícias Militar e Civil e também em investigações paralelas da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado e Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará.
 
"Na nossa última reunião da Rede Amazônica de Clínicas, neste mês de junho, na UnB, foi definido que iremos propor a audiência pública à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. A violência do campo vem aumentando muito. Vamos entrar com o pedido agora, em julho, para que a Comissão chame o Estado e os representantes da sociedade civil e das vítimas para debaterem o assunto", explica Valena.
 
O Movimento Humanos Direitos e o Grupo Nacional de Combate ao Trabalho Escravo da UFRJ (GPTEC) vão subscrever o pedido. A Clínica da UFPA busca outras entidades parceiras para se juntarem ao pedido de audiência pública.
 
O ato contra  a violência no campo foi motivado pelo crime em Pau D`Arco e contou com a presença de parlamentares, artistas e lideranças de movimentos sociais e sindicais locais e nacionais.

Texto: Divulgação
Foto: Reprodução / Google

Publicado em: 20.06.2017 18:00