Pesquisa com suco natural na prevenção de doenças cardiovasculares

A mistura de tucumã, cupuaçu e laranja pode ser um novo instrumento de prevenção contra doenças cardiovasculares, principalmente a arteriosclerose. Uma bebida natural, composta por essas três frutas, está em fase de testes no Laboratório de Engenharia Química e Alimentos da Universidade Federal do Pará. A pesquisa está sendo desenvolvida pela aluna de mestrado Carissa Bichara, juntamente com o professor Hervé Rogez, do departamento de Engenharia Química e Alimentos.
Carissa explica que o suco de tucumã, cupuaçu e laranja é rico em carotenóides. Essas substâncias são antioxidantes, ou seja elas ajudam na prevenção de doenças porque recolhem radicais livres que causam danos ao organismo. No caso de doenças coronarianas, o principal risco é a oxidação das chamadas LDLs (lipoproteínas de baixa densidade) nas paredes das artérias, o que pode causar complicações na circulação sanguínea. Já existem, no entanto, estudos que comprovam a eficácia dos carotenóides em reduzir a oxidação das LDLs, o que as torna um elemento de proteção do organismo contra a arteriosclerose e outras doenças cardiovasculares.
A eficácia do suco deve ficar comprovada após o teste em humanos, que começa amanhã, 5 de janeiro. Serão selecionados 30 voluntários, que irão tomar o suco duas vezes por dia durante 60 dias. Cada voluntário passará por quatro coletas sanguíneas, uma antes de iniciar a ingestão da bebida e outras três em intervalos de 15 dias. Os participantes da pesquisa também terão acesso às analises de triglicerídeos, colesterol e glicose. A pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética para Experimentos envolvendo Humanos. Podem ser voluntários pessoas do sexo masculino acima de 30 anos de idade. Os interessados em participar da pesquisa devem procurar por Carissa Bichara até amanhã no Laboratório de Engenharia Química e Alimentos da UFPA. Mais informações pelo telefone (91) 3201-7456.

Texto: Jones Santos (Assessoria de Imprensa da UFPA)

Publicado em: 04.01.2007 17:49