5ª Bienal de Arte e Cultura da UNE

Tem início no próximo dia 27 no Rio  de Janeiro a  5ª Bienal de Arte e Cultura promovida  pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Com a temática “Brasil-África: um Rio chamado Atlântico”, o evento vai reunir trabalhos de artistas nacionais e africanos nas áreas de artes cênicas, cinema, vídeo, música, literatura e ciência e tecnologia. Já estão confirmadas as presenças do ministro da Cultura Gilberto Gil e o do ator Milton Gonçalves, entre outros.
O encontro deverá reunir cerca de 10 mil pessoas. O Pará teve o maior número de inscrições em trabalhos e será representado por uma comissão de estudantes das instituições de ensino superior. Dois trabalhos  da Universidade Federal do Pará estão entre os selecionados.
A música “Máquina do Tempo” da banda paraense Clepsidra formada pelo estudante do curso de Música da UFPA, Mauricio Panzera e pelo músico Renato Torres.  A música selecionada fala sobre a viagem no tempo, mostrando a relação entre o envelhecimento e a questão da memória, fazendo uma releitura do passado e futuro sob a ótica do tempo. Mauricio explica que o trabalho faz parte do último CD da banda, que contextualiza as letras com a realidade regional do Pará. O outro trabalho selecionado foi a poesia “Mea Culpa?”, do estudante Edimar Machado, do campus de Altamira.
 A 5ª Bienal de Arte, Ciência  e Cultura da UNE se estende até 2 de fevereiro e para participar não é necessário ser estudante. O evento é aberto ao público, mas para ter acesso às atividades culturais,  que incluem shows, debates e oficinas, é necessário pagar uma taxa de inscrição. Mais informações no site da UNE www.une.org.br

Texto: Bruno Magno (Assessoria de Imprensa/estagiário)

Publicado em: 18.01.2007 11:11