Professor da Universidade do Uruguay visita UFPA

A Universidade Federal do Pará recebe no final do  mês a visita do sociólogo e professor da Universidade da Republica do Uruguay, Gerónimo de Sierra. O professor ministrará em Belém dois seminários: o primeiro no dia 30 de janeiro com o tema "Sociologia do desenvolvimento na América Latina em sua perspectiva histórica", e o outro no dia 31 abordando  "Aspectos sócio-políticos do Mercosul e sua situação atual com a entrada da Venezuela". Os eventos  serão realizados às 17h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, com inscrição gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica.
       A visita do professor Gerónimo à UFPA faz parte do Programa de Mobilidade Docente, um projeto-piloto do Setor Educacional do Mercosul. O objetivo deste programa é contribuir para o fortalecimento da capacidade docente, da investigação científica, da inovação tecnológica e do intercâmbio cultural entre os países membros e associados. Dentro dessa proposta  a professora do curso de Ciências Sociais da UFPA, Angélica Alberto, visitou no final do ano passado a faculdade de Sociologia da Universidade da República do Uruguay, onde ministrou seminários e deu aulas em turmas de pós-graduação. Angélica destaca que a troca de conhecimentos entre os países do cone sul ainda é muito limitada e que oportunidades de intercâmbio de pesquisadores propiciam "o encontro de pontos comuns, que permitam fazer estudos comparados".
       A idéia da promoção de eventos como esse é criar mecanismos permanentes de fomento da mobilidade docente entre os países membros do Mercosul. Além disso, pretende-se propiciar a troca de experiências em metodologias de ensino e pesquisa acadêmica e ainda a promover ações conjuntas de cooperação interinstitucional.
Serviço: As inscrições para os seminários ministrados pelo professor Gerónimo de Sierra são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 deste mês, na secretaria do Departamento de Metodologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), de 9h30 as 12h. Os inscritos receberão certificado de participação.

Texto: Jones Santos (estagiário/Assessoria de Imprensa da UFPA)

Publicado em: 23.01.2007 11:06