Plano de desenvolvimento do Marajó terá a participação do Observatório de Paraense de Políticas Municipais
A elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável para o Marajó terá a participação do Observatório Paraense de Políticas Municipais da Universidade Federal do Pará. O Observatório já foi aos municípios de Bagre e Ponta de Pedras acompanhar os trabalhos do Executivo Interministerial (GEI), criado para elaborar, desenvolver e consultar a população dos municípios envolvidos.
O objetivo do plano para o Marajó é a melhoria da qualidade de vida da população, bem como o auxílio no uso sustentável dos recursos naturais e preservação do meio ambiente. De acordo com o professor Ari Loureiro, coordenador do Observatório, a atuação no Plano será no sentido de esclarecer as comunidades sobre o processo de execução do projeto nos municípios que compõem o Marajó.
Até o dia 31 de março, o Plano do Marajó deverá estar pronto, para ser levado à Presidência e, em seguida, ser posto em execução. Dezesseis municípios que compõem o arquipélago deverão ser beneficiados. Dentre as principais carências do Marajó, já identificadas pelo GEI, estão a ausência de ordenamento fundiário e de infra-estrutura, principalmente em transporte e energia.
Texto: Bruno Magno (Estagiário/Assessoria de Imprensa da UFPA)
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária