Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Barros Barreto inaugura sala de recuperação pós-anestésica

 

O Centro Cirúrgico do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) passou a dispor de uma sala de recuperação pós-anestésica, com dois leitos, garantindo mais conforto e segurança ao paciente que é submetido a uma intervenção cirúrgica.
O chefe do Serviço de Anestesiologia , Francisco Juarez Filho, informou que o Hospital, ao implantar tal espaço dentro do Centro Cirúrgico - que dispõe de três salas de cirurgia - cumpre uma exigência antiga do Conselho Federal de Medicina (CFM), mas que só agora pôde ser viabilizada pela instituição.
Sobre a importância e necessidade da sala de recuperação pós-anestésica, ele disse que é o local onde o paciente se recupera da anestesia, com monitoramento de uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que avalia a respiração, a consciência e os movimentos do indivíduo até que tenha condições de retornar ao leito na enfermaria.
A sala de recuperação pós-anestésica também contribuiu para dinamizar o fluxo de cirurgias, pois antes esse processo de recuperação do paciente acontecia no leito do centro cirúrgico. “Com a sala, o leito cirúrgico é liberado mais rapidamente e um número maior de cirurgias pode ser realizado por dia”, explicou Juarez.
Segundo ele, depressão respiratória, náuseas, vômitos, dor e hipotermia são os principais problemas que podem acontecer no momento pós-anestésico, daí a importância do paciente permanecer próximo da equipe de cirurgia por um período de uma hora. “O paciente só é liberado para a enfermaria quando atinge, no mínimo, o nível sete da escala Aldreti Kroulik, que mede as principais funções vitais”.
A sala de recuperação pós-anestésica é mais um avanço do Serviço de Cirurgia Geral do HUJBB, que este ano completa 15 de funcionamento. A data será comemorada com a realização de uma Jornada Comemorativa, no mês de junho, que está sendo organizada pela equipe do Serviço, chefiada pelo cirurgião Geraldo Ishak.

Texto: Roberta Vilanova (ASCOM/HUJBB)

Publicado em: 01.02.2007 14:49