Educação no campo é tema de seminário em Cametá
Seminário Educação no campo é tema de seminário em Cametá
Profissionais de educação do campo, pesquisadores e estudantes participam de mesas-redondas e grupos de trabalho promovidos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo da Região Tocantina (Gepecart)
Discutir o desenvolvimento do campo a partir da educação é o objetivo do "II Seminário de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Campo" e do "I Seminário de Juventude de Campo", que iniciaram nesta quinta-feira, 8, no campus da Universidade Federal do Pará em Cametá. Profissionais de educação do campo, pesquisadores e estudantes participam de mesas-redondas e grupos de trabalho promovidos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo da Região Tocantina (Gepecart), coordenado pelo professor Gilmar Pereira, que também é coordenador do Campus da UFPA em Cametá.
Segundo o professor Gilmar, "a educação do campo no Pará, sobretudo na região tocantina, precisa ser aprofundada em seus princípios e seus conceitos. Principalmente porque nesta área a separação entre o urbano e o rural é muito tênue, fazendo com que em muitos municípios não se consiga diferenciar o que é urbano do que é rural". Dessa forma, os seminários pretendem mobilizar prefeituras, entidades não governamentais e instituições de ensino; apontar caminhos para a construção de saberes dentro da educação do campo, e também refletir sobre mecanismos de promoção do desenvolvimento sustentável.
Os seminários fazem parte da proposta do Gepecart, que há dois anos atua na no desenvolvimento de pesquisa e extensão tendo como referência o desenvolvimento de metodologias para a educação e o desenvolvimento da população rural. Além do município de Cametá, o Gepecart possui parcerias nos municípios de Bailão, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará. Por meio de uma parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), o Gepecart também atua na educação de jovens de assentamentos rurais nos municípios de Tucuruí, Bailão, Novo Repartimento, Goianésia, Pacajá e Breu Branco.
Participam dos seminários representantes do Unicef, do Ibama, da Federação dos Trabalhadores Agrícolas do Pará (Fetagri) e de movimentos sociais. A programação vai até amanhã no campus da UFPA em Cametá.
--
Jones Santos
Jornalismo UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária