Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Poema integra programa de capacitação de jovens agricultores

O Poema recebeu esta semana  a visita de 120 futuros técnicos agrícolas. Eles fazem parte do Programa Educação Cidadã Construindo Uma Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável, coordenado pela Fetagri (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Pará) e financiado pelo Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). Em visita à UFPA os alunos participaram  da aula inaugural do programa, primeiro passo da jornada de três anos de cursos gratuitos para os quais  foram selecionados. O Poema acompanha o programa e vai fornecer, inicialmente, apoio técnico na qualificação profissional e, futuramente, ampliar suas ações para contribuir na formação dos jovens agricultores.
Gilberto Lopes David, filho de agricultores da comunidade de Belazinho (São Domingos do Capim), cursou até a 8a série, estudou para a seleção da Fetagri e foi aprovado. Agora espera ansiosamente pelas aulas do curso e novos conhecimentos. “Sei que vou aprender muita coisa que não sei. Vou poder ajudar minha família, melhorar de vida e ajudar a comunidade. É uma força pro município que está carente”, diz.
Vinculado ao MDA (Ministério do Desenvolvimento e Agricultura), o programa vai capacitar jovens e fortalecê-los como produtores rurais, contribuindo, assim, para o crescimento da economia familiar e diminuição do êxodo rural. “São jovens que foram selecionados por já terem compromisso com a comunidade e, por meio  do programa, vão firmar mais ainda esse compromisso. Com o ensino técnico e profissionalizante eles serão qualificados para estarem mais adequados às exigências do mercado”, diz o assessor da Fetagri e coordenador do projeto, Getúlio da Silva Jales.
O coordenador do Poema, professor Thomas Mitchein, mostra-se entusiasmado em poder integrar a gama de parceiros do projeto e contribuir para melhoria da vida rural.“É uma iniciativa muito boa da Fetagri em se preocupar com a educação desses jovens e ter consciência que não tem como desenvolver sem mudar o pensamento”, diz. 

 

Publicado em: 09.02.2007 10:23