Pacientes de fibrose cística ganham kits escolares e cesta básicas

Os pacientes atendidos pelo Programa de Assistência a Portadores de Fibrose Cística receberam kits escolares e cestas básicas doados pela empresa Proframa, por meio da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram) e Associação Paraense de Assistência à Mucoviscidose (Apam). A entrega dos materiais aconteceu no dia 7 de fevereiro, no Centro de Estudos.
Os kits escolares foram repassados apenas aos 20 pacientes que são estudantes, mas as cestas básicas contemplaram todos os 40 pacientes atendidos no HUJBB. Cada kit escolar era formado por 13 itens em diversas quantidades incluindo mochila, estojo, cadernos, lápis, caneta, borracha, e outros, enquanto a cesta básica continha 17 itens alimentícios também em várias quantidades.
A doação, sem dúvida, veio contribuir para incentivar que os pacientes de fibrose cística continuem estudando e tendo uma boa qualidade de vida.

Fibrose cística - A fibrose cística ou mucoviscidose é uma doença genética que causa o mau funcionamento de determinadas glândulas do corpo, como as exócrinas e as do suor. As pessoas com fibrose cística têm um funcionamento anormal das glândulas que produzem o muco, suor, saliva, lágrima e suco digestivo. Em condições normais, o muco produzido pelas glândulas é um líquido viscoso que lubrifica e limpa os dutos do organismo, como os brônquios dos pulmões, mas, na fibrose cística, as glândulas exócrinas produzem um muco pegajoso e espesso, que afeta os sistemas respiratório e digestivo.
Os principais sintomas da doença são infecções respiratórias, tosse crônica, diarréia crônica, desidratação, desnutrição protéico-calórica, déficit no crescimento e suor mais salgado que o normal.

Diagnóstico e tratamento - A doença pode ser diagnosticada antes do nascimento, mas ainda não tem cura, por isso os pacientes devem ter um acompanhamento médico permanente por uma equipe multidisciplinar, para que possam levar uma vida ativa e produtiva.
O paciente deve tomar enzimas para facilitar a digestão e seguir uma dieta rica em calorias, vitaminas e sais minerais. Deve também realizar fisioterapia respiratória, e fazer tratamentos com antibióticos para prevenir complicações pulmonares.
O HUJBB é a única instituição de saúde do Pará que faz diagnóstico e oferece tratamento para portadores de mucoviscidose. Os pacientes são atendidos periodicamente por profissionais de medicina, enfermagem, serviço social, nutrição, bioquímica, fisioterapia e psicologia e recebem os medicamentos que precisam. Além das consultas, a coordenação do programa realiza reuniões periódicas com os pais e familiares dos pacientes.

Publicado em: 12.02.2007 18:19