Comunicação promoveu discussão sobre cultura digital
Texto: Taion Almeida
Foi realizada na manhã desta quinta-feira, no auditório do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Pará, a mesa redonda “Cultura Digital: Arte, Comunicação e Descontrole”, promovida pelo Laboratório de Jornalismo Digital e Novas Mídias.
Giseli Vasconcelos, integrante do Coletivo [Aparelho], apresentou o projeto e discorreu sobre o ativismo virtual, suas idéias e alguns de seus mais expressivos representantes no Brasil, como o Centro de Mídia Independente, que congrega vários sites e projetos de mídia independentes, e a Radiolivre.org, que reúne rádios do mundo todo. Ambos possuem a característica de permitirem o envio de material e a edição dos conteúdos pelos próprios usuários desses sites, seguindo uma tendência forte na internet: a criação coletiva.
Após a apresentação, Giseli compôs uma mesa redonda com Pio Lobato, músico paraense que apresentou seu último CD, gravado de forma completamente independente usando apenas computadores caseiros e a internet, e Juvêncio Arruda, autor do blog Quinta Emenda e referência em jornalismo independente on-line no Pará. A mesa transitou por diversos assuntos dentro da Cultura Digital como o futuro do mercado da comunicação, as transformações que o advento da cultura digital trouxe para esse mercado, formas de controle dentro da internet e mecanismos utilizados para subverter esse controle.
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária