NPADC promove aperfeiçoamento no ensino médio

O Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico da UFPA (NPADC), em parceria com a Secretaria Executiva de Educação (SEDUC), está realizando o Curso de aperfeiçoamento de professores do ensino médio da área de Ciências da Natureza e Matemática (PRODECIM). Ao todo, 400 professores das disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática de 116 municípios do Estado participarão do curso, que será realizado nos municípios de Belém, Castanhal, Marabá e Santarém. Nesta semana está sendo realizado o primeiro módulo presencial do curso, nos pólos de Belém e Marabá.

A idéia é apresentar e discutir fundamentos teóricos e metodológicos e elaborar, juntamente com os professores-alunos, projetos educativos que possam efetivamente ser implementados em suas respectivas escolas de origem: implantação e sistematização de aulas práticas em laboratórios de ciências, projetos de iniciação científica infanto-juvenil, reorganização curricular, realização de eventos educativos, gestão administrativo-pedagógica da escola, entre outros.

O curso tem duração de 180 horas, divididas em três módulos: dois presencias e um a distância. Os professores também serão incentivados a escrever relatos de suas experiências pedagógicas e artigos sobre suas práticas e concepções. Esses textos devem ser publicados na revista "Educação em Ciências e Matemática na Amazônia", uma tentativa de valorizar e disseminar idéias educativas inovadoras que tenham sido desenvolvidas em escolas de nossa região.

Em Belém, as aulas estão sendo realizadas nas escolas estaduais Paes de Carvalho e Lauro Sodré. Em Marabá, nas escolas Geraldo Veloso e Anísio Teixeira. Ao mesmo tempo, os professores também estão participando de um curso de capacitação para o uso do laboratório multidisciplinar. "Sem dúvida, os professores terão uma semana de atividades intensivas, que valerá a pena para os professores se conseguirmos implementar efetivamente os projetos que deverão ser produzidos a partir deste curso", comenta o prof. Jesus Brabo, um dos ministrantes do curso.

Publicado em: 14.02.2007 13:10