Recepção do Calouro 2007 inicia parceria entre UFPA e Funtelpa na comemoração dos "50 anos"

Com a temática “UFPA 50 anos de Amazônia, patrimônio do Brasil”, a Universidade Federal do Pará realiza na próxima sexta-feira, 9 de março, a recepção aos calouros 2007. A abertura será as 8h, no Ginásio de Esportes  com aula magna proferida pelo reitor Alex Bolonha Fiúza de Mello. Em seguida, os dez primeiros  alunos classificados   no PSS 2007 serão premiados.
       A programação cultural da recepção aos calouros fica por conta da TV e Rádio Cultura do Pará. O programa "Terruá Pará" será transmitido para todo o estado, às 11h da manhã, direto do campus do Guamá para todo o estado. As atrações são as bandas Cravo Carbono e Quimera Porfia.
       A temática da recepção aos calouros  referente à  criação  da UFPA, em seu jubileu de ouro, visa inserir os novos universitários nas comemorações  do cinqüentenário da instituição. Na programação do dia 9, os estudantes também receberão informações sobre a 59ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que será realizada em Belém no mês de julho.
O trote da UFPA é coordenado pelas Pró-reitorias de Ensino (Proeg) e Extensão (Proex) e sempre se caracterizou por incentivar nos calouros ações de cidadania e responsabilidade social. Este ano não será diferente. O calouro que doar um Kg de alimento não perecível receberá uma camiseta alusiva ao evento. Todo o material recolhido será doado aos pacientes carentes atendidos nos programas dos hospitais universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza. A doação de sangue  também é estimulada , por meio de campanha em parceria com o Hemopa que disponibiliza uma unidade móvel  estacionada em frente ao Ginásio de Esportes.
A programação continua no período de 12 a 16 de março, quando  os calouros da UFPA terão oportunidade de se familiarizar com o ambiente do campus universitário por meio do  “Campustur”, visitas monitoradas por estudantes do curso de Turismo aos espaços administrativos e acadêmicos.

Centros Acadêmicos - Os cursos  da UFPA, por meio de  seus Centros Acadêmicos também realizam programação para os calouros. Este ano os C"AS de Comunicação Social, Ciências Sociais e História vão promover a  "I Calourada Unificada: Universidade Luta e Arte" com debates sobre a reforma universitária, conjuntura nacional e internacional e os novos rumos do movimento estudantil no Brasil, além de temas específicos de cada curso que serão tratados em mesas redondas. e minicursos. A programação também terá cinema animação e oficinas de arte. Informações no CACO (88435659) lkmdeoliveira@yahoo.com.br e no CACS (88485395) leocsociais@yahoo.com.br

Terruá Pará - A UFPA e a Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa) firmaram parceria para a programação dos “50 anos da UFPA”. Durante todo o ano os veículos da Funtelpa (rádio, tv e portal Cultura) participam das comemorações do cinqüentenário da maior instituição de ensino superior da Região Norte. Uma primeira realização acontece nesta sexta-feira, dia 9 de março, durante o “Trote 2007”. O programa Terruá Pará acontece no Ginásio de Esportes da UFPA, às 11hs, com a participação das bandas Cravo Carbono e Quimera Porfia. O programa traz shows de talentos da música paraense e bate-papo ao vivo com os participantes.

Cravo Carbono é uma das bandas mais reconhecidas no cenário musical paraense, principalmente por seu trabalho de experimentação com diversas vertentes, que vão do samba às guitarradas, passando pelo maculelê, carimbó e pelas sonoridades do rock, funk e até tecnobrega. Formada por Lázaro Magalhães (letras, percussão, vocais), Pio Lobato (guitarra e contrabaixo), Bruno Rabelo (contrabaixo e guitarra) e Vovô (bateria). Trabalha atualmente com “Córtex”, seu segundo disco independente.

A banda Quimera Porfia faz rock com ênfase em crítica social e lançou recentemente o cd “Fantasia Viciosa”. É formada por Elias Luz (vocais, back e violão), Ulisses Parente (guitarra e backs), Bira Borges (guitarra e violão), Jean Guimarães (baixo) e Rafael Melo (bateria e percussão).

Publicado em: 07.03.2007 08:37