Técnico-administrativos da UFPA apresentam trabalhos de conclusão de ensino fundamental e médio

A história da Universidade Federal do Pará foi a principal abordagem que os servidores técnico-administrativos utilizaram na II Mostra de Trabalhos do Projeto “A Linguagem no Meio Ambiente Institucional: Construindo Novos Saberes com Jovens e Adultos”. Os funcionários, alguns trabalhando há mais de trinta anos na UFPA, não deixaram escapar a oportunidade de concluir os cursos de educação básica, oferecidos pela Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep). Os cursos tiveram início em abril de 2006 com a proposta de certificar os servidores, em nível fundamental e médio, com o diploma emitido pelo Núcleo Pedagógico Integrado (NPI).
   Os trabalhos de conclusão de curso apresentados na mostra foram desenvolvidos sob o tema “A UFPA em seus 50 anos”. Isso permitiu aos alunos contarem um pouco de sua própria história, que chega a se confundir em muitos momentos com a história da instituição. “Nós os orientamos a fazer seus trabalhos partindo do senso comum, da própria vivência deles nesse ambiente, para pesquisar os fatos da história da universidade”, explica a professora Maria Helena Vale, coordenadora do Projeto. Assuntos como consciência grupal, qualidade de vida e o trote ecológico da UFPA fizeram parte da pesquisa dos alunos.
   Segundo Sibele Caetano, pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, a UFPA está empenhada em aperfeiçoar a política de educação continuada da instituição. “Estamos estudando todas as formas para oferecer, ainda no segundo semestre desse ano, um curso de graduação em Gestão Pública, voltado para os servidores técnico-administrativos”, afirmou. A pró-reitora também informou que a Progep planeja ofertar um curso preparatório para o vestibular específico para os servidores.

Texto: Jones Santos / Foto: Bruno Magno

Publicado em: 28.02.2007 16:55