Trabalho de Conclusão de Curso aborda infecção pela hepatite C

Um trabalho de Conclusão  defendido no curso de  Biomedicina da UFPA teve como temática a infecção pelo vírus da hepatite C em doadores de sangue no Pará. Durante 2 anos foram verificados suspeitas de  casos da doença  entre 1636 indivíduos que se dirigiram ao Hemopa para doação de sangue. O estudo é  intitulado “Epidemiologia da Infecção pelo Vírus da Hepatite C em Doadores de Sangue do Estado do Pará” e é  de autoria do estudante Aldemir Branco de Oliveira Filho.
   Nos anos de 2004/2005  o estudante acompanhou 1636  indivíduos considerados suspeitos de portar o vírus da doença. Verificou que somente  1.181 indivíduos retornaram ao Hemopa para diagnosticar a possível infecção. Os resultados dos exames  apontaram que 284 indivíduos estavam contaminados com o genótipo tipo um do vírus da Hepatite C, considerado o mais grave pelo difícil tratamento e diagnóstico.
   De acordo com Aldemir a maioria dos pacientes foi contaminada principalmente devido ao compartilhamento de materiais perfurantes e cortantes como agulhas, seringas e barbeadores . O uso compartilhado de objetos sem esterilização em ambientes como  salões de beleza, também foi apontado pelos pacientes no preenchimento de questionário para saber a forma de contaminação.
   O estudante  ressalta que a prevalência da Hepatite C entre os doadores de sangue e grupos de risco, como os usuários de drogas, é pouco investigada. O último estudo foi realizado em 1999, pelo pesquisador José Carlos Fonseca da Universidade Federal do Amazonas.   Apesar dos casos confirmados, a pesquisa revela que a prevalência de infecções pela Hepatite C no Pará é baixa, se comparada a resultados de estudos anteriores. Para conter a doença, Aldemir explica que deveriam ser elaboradas políticas públicas de prevenção, esclarecendo a população sobre os fatores de transmissão.
   O trabalho de Conclusão de Curso de Aldemir foi apresentado na III Jornada Acadêmica “Professor Manoel Ayres”,  atividade obrigatória do currículo do curso de Biomedicina .  Os estudantes concluintes  são avaliados por professores examinadores da Universidade ou por profissionais da Biomedicina que atuam em hospitais ou centros de saúde do Estado. Os trabalhos são desenvolvidos dentro das linhas de pesquisa oferecidas pelo curso, em seus diversos laboratórios.  Diversas pesquisas nas áreas de Biologia Celular, Biologia Molecular, Evolução, Virologia e Neurociência foram abordadas como temática dos trabalhos.  Aldemir Branco de Oliveira Filho, teve  a orientação do Pro. Dr. José Alexandre Lemos.

Texto: Bruno Magno (Assessoria de Imprensa da UFPA)

Publicado em: 04.03.2007 22:45