Calouros de saúde participam de gincana no Barros Barreto

Aconteceu na manhã desta terça-feira (06) a Gincana Saúde Alegria, a primeira atividade do IV Acolhimento Multiprofissional do HUJBB, voltado para os calouros dos cursos de Saúde da UFPA. Os participantes foram divididos em quatro equipes, denominadas por eles mesmos de “Plano de Saúde”, “Multisaúde”, “Amigos da Saúde” e “Alimentação Saudável”. As equipes vencedoras foram “Amigos da Saúde”, em primeiro lugar, e “Multisaúde”, em segundo. Os componentes de ambas receberam medalhas e um vale espetinho do Mandaqui.
A gincana foi conduzida pela chefe da Divisão de Ensino e coordenadora do evento, Aderli Góes, pela psicóloga, Tânia Barradas, pela farmacêutica Valéria Batalha e pelo médico Lourival Marsola, com apoio de toda a equipe da Coordenadoria Acadêmica.
As equipes realizaram tarefas responderam perguntas relacionadas ao tema ensino, pesquisa, extensão e, principalmente saúde.
Segundo Aderli Góes, o Acolhimento tem a finalidade de recepcionar os calouros dos cursos de graduação da área de saúde da UFPA, que vão, mais tarde, desenvolver atividades no HUJBB.
Aderli explicou que o Acolhimento Multiprofissional é feito porque o HUJBB é uma unidade acadêmica da UFPA, que congrega ensino-serviço e participa como co-formadora de recursos humanos para o SUS
Antes da gincana, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns projetos e serviços do Hospital como o Programa de Assistência aos Pacientes Portadores de Fibrose Cística, Programa de Assistência aos Portadores de Diabetes, Projeto Sala de Espera, Programa de Atendimento Domiciliar (Proad), Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) e Contas Médicas, cujas informações foram dadas pela médica Valéria Martins, enfermeira Kátia Fonseca, enfermeira Adélia Segtowick, assistente social Renato Oliveira, enfermeira Vivian Cartágenes, e pelo médico Anselmo Oliveira respectivamente.
Durante a manhã, os alunos também puderam visitar os estandes que estavam montados na entrada hospital, com a distribuição de materiais informativos sobre os projetos apresentado e realização do teste do suor para detecção da fibrose cística.
Até quinta-feira (08), os estudantes receberão informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a inserção do HUJBB e a sua relação com a saúde pública; o binômio ensino-serviço e sobre os serviços prestados pelo Hospital à população e como os discentes participam disso.

Publicado em: 06.03.2007 16:23