Prosseguem na UFPA as comemorações pelo Dia da Mulher

No Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), o Dia Internacional da Mulher foi comemorado, nesta sexta-feira (09),   com música, teatro e mensagens.
O diretor do hospital Luiz Moraes  abriu a programação, com a leitura de alguns poemas relacionados à mulher, ressaltando ao final que todas no HUJBB nunca devem deixar de sonhar e lutar pelos seus objetivos. Em seguida, a servidora da costuraria do HUJBB, Maria Célia, interpretou uma canção em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Depois, houve leitura de mensagens pela servidora Conceição Duarte, secretária da Clínica de Pneumologia; pela coordenadora da Associação Amigos do Barros Barreto (AB), Adna Reymão, e uma homenagem em data show feita por Glória Gonçalves, da Biblioteca.O momento mais esperado foi a apresentação da peça “Simplesmente Mulher”, pelo Grupo de Teatro Motivação, formado por servidores do Hospital, que, antes, apresentou uma coreografia da música “Cor de Rosa Choque”, de Rita Lee. A peça retratou o dia-a-dia de uma mulher que tem que dar conta de muitas atividades ao mesmo tempo, como cuidar dos filhos, do marido, da casa e ainda trabalhar fora para poder sobreviver. De maneira descontraída e engraçada, o grupo animou a platéia e conseguiu mostrar como é a vida da maioria das mulheres na atualidade.
Depois, foi apresentada mais uma homenagem em data show e a bolsista de Serviço Social, Cleide Nascimento, em nome da equipe do Serviço Social do HUJBB, leu uma mensagem bem humorada comparando a mulher com o homem.
O evento foi encerrado com um show do cantor Maca Maneschy, que interpretou várias canções que falam de mulher, seguido de um lanche para os participantes.

Palestras sobre saúde e direito das mulheres na programação do dia 8

A Lei  11.340 (Lei Maria da Penha) aprovada no ano passado foi o tema da palestra proferida pelo professor do Centro de Ciências Jurídicas da UFPA Francisco Rodrigues de Freitas na abertura da programação em homenagem ao Dia da Mulher na UFPA, ontem no Restaurante Universitário. Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da instituição o  professor relatou os casos de violência contra a mulher atendido no NPJ e  ressaltou os benefícios da Lei  no sentido de coibir a  violência doméstica e familiar.   As servidoras também participaram  de um bate papo com a psicóloga do Hospital Bettina Ferro e Souza e de um café da manhã. A homenagem foiu organizada pela Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida da pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

CLACS -  O  Centro de  Letras e Comunicação da UFPA, também homenageou suas servidoras  pelo Dia Internacional da Mulher. Ao chegarem ao trabalho, as funcionárias  foram recepcionadas pelo diretor do CLCS,  Prof. Roberto Vieira, com música, rosas e  uma mensagem  enaltecendo a mulher. Em seguida   participaram de uma palestra sobre a Saúde da Mulher Trabalhadora, proferida pela médica
ginecologista e obstetra do hospital Bettina Ferro de Souza, Dra. Maria José Azevedo Cunha. Depois foi servido um café da manhã e  feito o sorteio de brindes entre as participantes.

Foto: Bruno Magno

Publicado em: 09.03.2007 15:39