Instituições municipais apóiam Reunião Anual da SBPC

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor Ennio Candotti, assinou, na tarde de ontem,  convênio de cooperação técnica e coperacional com a Prefeitura de Belém. Uma cerimônia simples, no Palácio Antônio Lemos, emBelém (PA), selou o compromisso do prefeito Duciomar Costa com a Reunião Anual da SBPC, que este ano vai acontecer na capital paraense de 8 a 13 de julho próximo, no campus do Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA). O tema da Anual de 2007 será “Amazônia, desafio nacional”.
O convênio estabelece as bases gerais de cooperação das instituições municipais para a realização da Anual. Para Candotti, o compromisso da administração municipal com a ReuniãoAnual se confunde com o compromisso com a Região Amazônica. Segundo ele, cerca de 15.000 pessoas são esperadas para a Anual em Belém e, como é tradição em todas as reuniões da entidade, direta e indiretamente de 20.000 a 30.000pessoas são mobilizadas em torno da atividade, entre participantes e interessados nas atividades culturais que marcam o evento científico.
Descontraído,Candotti brincou: “Vim aqui pedir ajuda do prefeito porque quero repetir o Círio”. O presidente da SBPC, famoso por sua postura crítica e de defesa d aregião e da ciência, ainda lançou um desafio: “Se o prefeito garantiras 70.000crianças das escolas municipais na reunião, nós garantimos atividades para todas elas”. Para Candotti, o envolvimento de todas as faixas de idade na Anual é mais um empurrão em favor da necessária popularização da ciência.
Ele lembrou que a SBPC Jovem, evento simultâneo à Anual, será realiza pelo 15º ano em 2007,sempre registrando mais sucesso, o que prova que a ciência pode ser prazerosa e acessível a todos.
Segundo ele, há quase quatro anos a SBPC vem se concentrando na discussão dos problemas e soluções para a Amazônia. “Há dois anos nos encontramos em Belém, amanhã estaremos em uma reunião preparatória em Macapá (AP). E já houve encontros em Rio Branco(AC), em Cruzeiro do Sul (AC), em Palmas (TO), em Manaus (AM), em Cuiabá (MT) e em SãoLuiz (MA)”, disse. No final de maio haverá uma reunião preparatória em Altamira(PA).
Segundo Candotti, os cientistas brasileiros estão discutindo a Amazônia como prioridade para políticas públicas efetivas “e não mais políticas públicas retóricas”.
Ele anunciou, ainda,que o governo estadual também está firmando parceria com a SBPC.Segundo ele, a abertura da 59ª Reunião Anual deverá ser no Theatro da Paz, com a apresentaçãoda ópera “Oswaldo Cruz”.
Prefeito –Duciomar Costa disse que a realização da Anual em Belém transforma a capital em um portal da Amazônia nos dias do evento. “Vamos nos tornar a capital da ciência e a prefeitura vai participar ativamente do encontro”, disse,garantindo que pessoalmente participará da reunião.
Segundo o prefeito, a reunião é importante também porque fará com que o mundo científico conheça os problemas da região e suas potencialidades, se mobilizando em favor da Amazônia. Quanto ao tema do evento, disse que “hoje a Amazônia é uma preocupação não só nossa, regional, mas do mundo todo. Não é só a preocupação com o meio ambiente, mas como o necessário desenvolvimento sustentável.Essa preocupação é de todos”.
Participaram da solenidade de assinatura do convênio, ainda, a secretária regional daSBPC Pará, professora Silene Lima, o reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello, a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana deBelém (Codem), Rosa Cunha, o editor do Jornal da Ciência, José Monserrat, e o presidente do Conselho Regional de Administração, Simão Bendayam.

Lílian Leitão - Jornalistada SBPC Pará
DRT/PA 1427