Hospital universitário participa do combate a dengue

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) vai realizar, neste sábado  (24), das 8h às 12h, no seu Centro de Estudos, o Curso de Manejo Clínico de Pacientes com Dengue. O curso é destinado a médicos e enfermeiros e tem o objetivo de orientar os profissionais sobre atendimento e conduta dos pacientes com infecção pelo vírus da dengue.
São 140 vagas, sendo 50 para a Secretaria Executiva de Saúde Pública (Sespa), 50 para a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), que pode disponibilizar vagas para a rede privada da capital, e 40 para os profissionais do próprio HUJBB.
Segundo o chefe da Clínica de Infectologia do HUJBB, Lourival Marsola, de janeiro até hoje, o Hospital recebeu seis pacientes com diagnóstico clínico de dengue hemorrágica, sendo que três ainda estão aguardando resultado laboratorial, duas crianças e uma adolescente, que permanecem internados no Hospital.  Desse total, quatro são de Tucuruí e duas de Belém.
Assim, considerando que o Barros Barreto é instituição formadora de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e referência regional em doenças infecciosas e parasitárias, a direção do HUJBB decidiu apoiar a realização do curso proposta pela Clínica de Infectologia, cuja equipe está preocupada com o manejo clínico de pacientes com suspeita de dengue hemorrágica no Estado.
O curso será ministrado pelos médicos infectologistas Lourival Marsola, Rita Medeiros, pela médica pediatra Rosineide Duarte, pela coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), Vivian Cartágenes, e pela chefe de Enfermagem da Clínica de Infectologia, Wanda Rufino de França. Os temas abordados serão os seguintes: “Situação Epidemiológica da Dengue no Estado do Pará”, “Diagnóstico Laboratorial”, “Atendimento ao Paciente com Dengue – (adulto e pediátrico)”. Por fim, haverá apresentação e discussão de casos clínicos.
De acordo com a infectologista Rita Medeiros, a dengue hemorrágica se manifesta em um pequeno percentual de pessoas que já tiveram a dengue clássica, portanto não é um vírus específico que causa dengue hemorrágica como muitas pessoas acreditam. O que diferencia a dengue clássica da dengue hemorrágica é que na segunda forma o paciente apresenta todos os sintomas da dengue clássica acrescidos de sangramentos que podem ocorrer na gengiva, boca, nariz e pele, assim como falta de ar devido à concentração de líquido na pleura. Apesar da dengue hemorrágica se manifestar mais em pessoas que já tiveram dengue, uma primeira infecção por dengue também pode levar à forma grave febril grave da doença.
A conduta clínica para tratamento de dengue hemorrágica é basicamente hidratação e, quando necessário, transfusão de sangue e plaquetas para conter as hemorragias.
Dessa forma, para evitar a dengue hemorrágica, a população deve continuar com as mesmas medidas de sempre no combate ao mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue, ou seja, evitar o acúmulo de água em calhas, baldes, pneus, garrafas, latas, vasos de planta e tudo que possa servir de criadouro pára os insetos.
As inscrições devem ser feitas na Divisão de Treinamento e Educação Continuada do HUJBB, informações: (91) 3201-6652.

Publicado em: 20.03.2007 13:47