Reunião da SBPC recebe apoio do governo do estado

O Governo do Estado repassou, nesta quarta-feira (21), R$ 150 mil para os organizadores da 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O anúncio foi feito pela governadora Ana Júlia Carepa em audiência no Palácio dos Despachos, que contou com a presença da secretária regional da SBPC, a neurocientista, Silene Lima, do reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Alex Fiúza de Mello, e do diretor de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, João Crisóstomo Costa. A audiência foi solicitada pelo secretário de Industria e Comércio, Maurílio Monteiro.

Silene Lima convidou a governadora para a abertura da reunião, que acontece de 08 a 13 de julho, em Belém, com o tema 'Amazônia. Desafio Nacional' e tem a expectativa de reunir cerca de 15 mil pessoas no campus básico da UFPA. A governadora Ana Júlia Carepa ofereceu as instalações do Centro de Convenções do Hangar para a abertura do evento, previsto para ser realizado no Teatro da Paz.

O reitor da UFPA aproveitou também para fazer o convite oficial das comemorações dos 50 anos da universidade, também em julho. A governadora confirmou a presença em ambos os eventos. Na ocasião, o Governo deverá anunciar, após aprovação na Assembléia Legislativa, a criação da Fundação de Amparo a Pesquisa Estadual.
Incentivo

Em carta endereçada ao presidente da SBPC, Ennio Candotti, a governadora Ana Júlia Carepa diz que "esta ação de incentivo se insere na política de governo em implantar, no Pará, um novo modelo de desenvolvimento, com enraizamento social e utilizando ciência, tecnologia e inovação para melhorar a qualidade de vida da população".

A governadora disse, ainda, que este ato não é apenas simbólico porque seu primeiro discurso no Senado Federal falava de um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia. "Hoje, no Executivo, tenho a oportunidade de agir para ter resultados. Eu disse ao presidente Lula que Amazônia não é um problema, é uma solução. O porto de Vila do Conde e as rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá serão importantes corredores de escoamentos de produtos do Pará, contribuindo para o crescimento do Brasil", completou a governadora.

A 59ª Reunião Anual da SBPC terá programações voltadas para o público infanto-juvenil, professores da rede pública do Estado, exposição de ciência, tecnologia e meio ambiente e contará com o apoio de várias secretarias de Estado, como as de Educação e Cultura.

No final da reunião, a governadora Ana Júlia Carepa ressaltou a parceria do Governo com a UFPA e a SBPC. "O Pará só tem a ganhar com esta união", garantiu.

Fonte: Agencia Pará/Governo do estado

Publicado em: 22.03.2007 14:18