Fórum Estadual Contra a Violência define coordenação

Foi definida na última quarta-feira (28),  a coordenação provisória do Fórum Estadual Contra a Violência e a Favor de Uma Cultura de Paz (Feculp), que será lançado no dia 30 de abril. O Fórum é resultado das discussões iniciadas no Seminário "Violência em Belém: das Manifestações às Soluções", realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), fruto da parceria do Poema com a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes).  A coordenação provisória, formada por entidades e órgãos públicos, criou a comissão de mobilização para o lançamento oficial. O grupo se reunirá no próximo dia 9, a fim de organizar a instalação do Fórum e estabelecer suas linhas de ação.
De acordo com o representante do Poema na coordenação do Fórum, Evandro Ladislau, a proposta do Fórum é promover uma discussão integrada entre sociedade civil e governo para desenvolver políticas públicas para conter a violência e promover uma cultura de paz. "É importante refletirmos juntos. O seminário nos deu um diagnóstico e agora vamos traçar soluções", afirma Evandro. "Íamos fazer um fórum metropolitano, mas as discussões ganharam fôlego e agora será estadual. As relações de violência são diferenciadas em cada região. A intenção é fazer amplas discussões e, posteriormente, descentralizar a ação dos fóruns a partir de pólos regionais", especula.
Na reunião de ontem, ocorrida no auditório do Centro Integrado de Serviços para Necessidades Especiais (Cisne), foram apresentados manifestos e propostas de regimento para o Fórum. A aprovação desses documentos ocorrerá depois que as entidades indicarem possíveis alterações.
Integram coordenação provisória do Fórum a Secretaria de Estado de Segurança Pública, o Instituto de Terras do Pará, o Sindicato dos Médicos do Estado do Pará, o Sindicato de Assistentes Sociais do Estado do Pará, o Movimento Cultural do Tapanã, o Conselho Comunitário do Benguí, a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, a Universidade do Estado do Pará, a Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes, além da Sedes e do Poema.
Publicado em: 02.04.2007 07:48