Workshop discute pós-graduação em Física na Amazônia

A mesa redonda  Perspectivas de Pós-Graduação para os Alunos dos Cursos de Graduação em Física na Amazônia”, às 14h no auditório setorial básico, dá continuidade  a programação do I Workshop de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia na Amazônia / I Semana do Laboratório de Demonstrações  que o departamento de Física da UFPA  promove esta semana. A mesa terá como mediador  Bassalo Crispino, Coordenador do Laboratório de Demonstrações, e a participação dos professores Van Sergio Alves (pós-graduação em Física), Terezinha Valim (Pós-graduação em Ciências e Matemática) , João Batista Corrêa (pós-graduação em Física).

A programação do evento é direcionada para professores do ensino fundamental e médio, mas está  aberta ao publico interessado. Na quinta-feira dia 12, pela manhã serão realizadas as palestras “O NPADC e a difusão e popularização da Ciência no Pará” e “Fatores biogeofísicos que influenciam as mudanças climáticas” tendo como palestrantes a  professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves e o professor Elinei Pinto dos Santos. Às 17h, a professora Martha Marandinho ministrará a palestra “Educação em Centros e Museus de Ciências”.

Na sexta, 13, pela manhã acontecem  as palestras “Ouvidos em apuros” com  Manoel da Silva Filho; “Introduzindo Química computacional nos cursos de Graduação: Uma abordagem Contextualizada” por  José Ciríaco Pinheiro, “ Geofísica: Arte e Ciência desvendando a Terra” de João Batista Corrêa da Silva e “A Química dos aromas” com o  Alberdan Silva Santos.

Pela parte da tarde acontecerá uma mesa redonda com tema Práticas de Difusão e Popularização da Ciência em universidades da Amazônia  com  participação do diretor  de Ciência  e Tecnologia da Secretaria da área no  Estado do Pará e do diretor do Departamento de Popularização e Difusão do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ildeu de Castro.

A Proposta da Semana

Aquecimento global, fontes alternativas de energia, medicina nuclear. Estes assuntos normalmente não figuram numa conversa relaxada na mesa de bar, num bate papo na porta de casa entre vizinhos ou nos conselhos da vovó.
Para aproximar  a ciência da  sociedade, por meio da divulgação científica,  o departamento de Física  da UFPA  está realizando o I Workshop de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia na Amazônia & a I Semana do Laboratório de Demonstrações  (Labdemon), no período de 9 a 14 de abril de 2007.
O Laboratório de Demonstrações tem entre seus objetivos ser o primeiro passo para a implementação de um Centro Interativo de Ciências na cidade de Belém. Nele encontram-se reunidos experimentos ilustrativos ligados a diversas áreas da Física e afins. O Labdemon realiza apresentações que tornam a Física menos complicada e mais divertida utilizando recursos simples.  Para simular o princípio físico de um submarino, por exemplo, é preciso apenas uma garrafa pet e uma tampa de caneta..
A ciência tem sido passada, ao longo dos anos, como algo inacessível, disse o professor Luís Carlos Bassalo Crispino, Coordenador do Laboratório de Demonstrações. Ele cita um estudo realizado por estudantes de física do Centro Federal de Tecnologia do Pará (Cefet), que revelou que a maioria dos estudantes do EJA (Educação para jovens e adultos) não sabe o que é ciência, e os poucos que sabem detestam a matéria.
Segundo Bassalo, as atividades do Labddemon contemplam o tripé  pesquisa, ensino e extensão, despertando o interesse pela Física e Matemática e, em geral, pelas ciências, de uma maneira criativa e estimulante.  Todos os anos são formados novos pesquisadores, além de professores que têm a responsabilidade de tirar da física o rótulo de algo que foge ao entendimento comum. Os projetos de extensão oferecem  serviços à sociedade, especialmente na educação básica, e no  ensino fundamental e médio, na capital e em algumas cidades do interior como Abaetetuba, Barcarena e Santarém.
As escolas interessadas podem  agendar uma visita ao Labdemon, para as  apresentações  que são divididas nos módulos de Mecânica (Sólidos e Fluidos), Física Térmica, Óptica, Ondulatória, Eletromagnetismo, Física Moderna e Astronomia.

A programação completa do workshop está no site do Laboratório http://cultura.ufpa.br/labdemon
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->

Texto: Kélia Lima / José Augusto Rodrigues da Silva (estagiários/Jornalismo)