Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Feira do Peixe Vivo Quilombola no campus do Guamá

Acontece amanhã (4)  no campus da UFPA a 4ª edição da   Feira do Peixe Vivo Quilombola. De 7 às 14h, serão ofertados  duas toneladas de tambaquis, a R$ 5 o quilo.  A iniciativa é resultante  do  projeto de piscicultura desenvolvido desde 1994 na região do Acará, a 20 minutos de Belém. O Poema, em parceria com o Cedenpa (Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará) e as prefeituras de Belém e Acará, iniciou a implantação do projeto para diversificar a produção e desenvolver a economia da região. Desde sua implantação, o projeto apontou melhoras significativas para a comunidade e o meio ambiente e vem crescendo desde então. Além da feira na UFPA, outra será realizada na comunidade de Itacoã e, durante toda a primeira semana de abril, os produtores venderão tambaquis para revendedores e consumidores de feiras como a do Ver-o-Peso e até mesmo de outros municípios.
A 4ª edição da Feira do Peixe Vivo, é  iniciativa  do Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema), Bolsa Amazônia, Banco do Brasil, Governo do Estado do Pará, Secretaria Executiva de Justiça (Seju), Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), Núcleo de Meio Ambiente/UFPA, Proex/UFPA e Comunidade Quilombola de Itacoã-Acará.
O  dinheiro da venda é revertido integralmente à comunidade remanescente de quilombolas da região de Itacoã, no Baixo Acará. Neste ano além da venda de peixes, também serão comercializados  mel e frutas regionais. Durante a feira, que ocupará os espaços do Vadião,  haverá  programação cultural  por conta do Grupo de Capoeira d´angola e danças afro.

 

Jornalismo Poema

Publicado em: 03.04.2007 15:10