Arqueologia atrai numeroso público ao CFCH

Um numeroso público participou  na tarde de ontem (3) no auditório do CFCH, da aula inaugural do primeiro curso de Especialização em Arqueologia, oferecida pelo Departamento de Antropologia da UFPA. A palestra  de abertura  intitulada “Arqueologia e História: Interação e Diálogo”, foi proferida  pelo professor  Pedro Paulo Funari, doutor em arqueologia pela USP e professor da Unicamp. Mais de 100 estudantes de diversas áreas do conhecimento como história, arquitetura e antropologia assistiram  a aula.  “O público é maior do que os que têm a possibilidade de cursar”, comentou Denise Schaan, coordenadora do curso.
  A aula buscou fazer uma relação entre a arqueologia e a história e para isso passeou pela origem da filologia – estudo das línguas – no final do século XVIII, até o surgimento da história, como campo do conhecimento científico e, posteriormente, da arqueologia. Para tanto, Funari, no estudo de caso do Quilombo dos Palmares, descreve várias linhas teóricas como possibilidades de interpretações de vestígios materiais. Uma delas é a arqueologia da etnogênese, defendida por Scott Joseph Allen, que acredita que uma comunidade adquire uma nova identidade coesa e única no momento em que ela se vê obrigada a sair de uma outra cultura. Funari afirma, a partir desses exemplos, que a ciência está sempre ligada a interesses de grupos sociais de uma época e é dever do pesquisador compreender o contexto e a especificidade desse momento histórico. “Dizer que o passado não tinha contradições é dizer que o presente não têm e para isso serve a ciência: desmistificar o passado e não mascará-lo”, critica Funari. Ele defende também a diversidade de propostas teóricas, que busquem suas próprias representações sobre a realidade. “Se importarmos um modelo teórico, além de assumirmos uma postura colonial e subalterna, estaremos falseando a realidade”, afirma Funari.
  As próximas aulas abertas e gratuitas acontecerão nos dias 10 de abril, às 15:00, com o Dr. Manuel Ferreira Filho, da Universidade Católica de Goiás, que terá como tema “Os Caminhos do Patrimônio histórico do Brasil” e dia 17 de abril, também as 15:00, com a Dra. Márcia Bezerra de Almeida da Universidade Católica de Goiás, intitulada “Os Desafios da Arqueologia Pública no Brasil”.

Texto: Nerusa Palheta (estágiária/Jornalismo)

Publicado em: 04.04.2007 16:13