Barros Barreto inova na higienização de rouparia hospitar

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) é o primeiro hospital do Pará a utilizar o perborato de sódio na higienização de toda rouparia hospitalar. O novo produto, feito à base de ácido paracético, é  mais eficaz na desinfecção do que o cloro, é mais econômico e evita problemas de saúde para os trabalhadores.
Para orientar os profissionais da Lavanderia sobre o uso do perborato de sódio e debater outros assuntos, o Serviço de Lavanderia realizou,   o 1º Treinamento em Lavanderia Hospitalar do HUJBB. As palestras foram proferidas pela gerente da Lavanderia, Tânia Brasil e pelos técnicos da empresa fornecedora Royal Quality Química do Brasil, Keila Borges e Flávio Thibau. Além de servidores da Lavanderia, participaram do evento profissionais da Enfermagem, Administração, Divisão de Serviços Gerais, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e técnicos de outros hospitais interessados em conhecer o produto.
Segundo Tânia Brasil, a partir deste mês, o Serviço de Lavanderia do HUJBB passará a utilizar perborato de sódio na higienização de toda a rouparia do Hospital, informando que até então, a Lavanderia utilizava produto à base de cloro, que tem odor e prejudica a saúde do trabalhador, provocando coceira, irritação nos olhos e pele e problemas pulmonares entre outros.
Para definir o melhor produto, ela disse que foi realizado um trabalho com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Gerência de Risco. O perborato de sódio é o melhor porque além das vantagens na desinfecção das roupas não prejudica a saúde e a empresa fornecedora está credenciada junto à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com Tânia Brasil, com esse avanço, a administração da Lavanderia visa a contribuir para a segurança e bem-estar do paciente e do servidor da área, assim como elevação do padrão do hospital.
A engenheira química da Royal Quality, Keila Borges, explicou que o perborato de sódio substitui o uso do cloro, que é mais agressivo, assim como o tempo de manuseio pelo servidor. Além disso, o produto exige menos consumo de água e de energia e reduz o tempo do processo, porque faz lavagem e desinfecção de uma só vez. “E ainda dispensa o uso de neutralizadores do cloro”, acrescentou.
O supervisor técnico e responsável pela área de treinamento da empresa, Flávio Thibau, disse que o produto foi lançado há dois anos pela Royal Quality, mas seu uso já está autorizado na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 1993. Segundo ele, no Brasil, ainda existe uma cultura muito forte sobre o uso do cloro, porque as pessoas desconhecem o perborato de sódio. “O HUJBB é o primeiro hospital a usar o produto no Estado”, afirmou, “mas, no Sul e Sudeste já vem sendo mais utilizado”. Outra vantagem é que no processo de lavagem, é liberado oxigênio no ar e não cloro, o que é muito importante para o meio ambiente.

Publicado em: 10.04.2007 14:59