Programa Cultura e Pensamento promove oficinas regionais

O programa Cultura e Pensamento/MinC - que fomenta projetos de debates e de circulação de idéias - realiza oficinas gratuitas por todo o país para orientar os interessados em participar dos  editais do  Programa. A coordenadora Nehle Franke  estará em Belém na próxima segunda-feira, 7, entre 9 e 13h, no Auditório da Casa da Linguagem (Avenida Nazaré, 31 - informações 91-3224-1825 ramal 34) à disposição dos  interessados em concorrer aos editais. Além das dúvidas técnicas com relação às  modalidades de projetos e inscrições, a oficina contempla pequenos debates sobre as linhas temáticas sugeridas pelo Cultura e Pensamento.
Os editais, que destinarão 1 milhão de reais para os projetos selecionados em todo o Brasil, estão abertos até o dia 15 de junho. Além das oficinas, durante o período das inscrições, poderão ocorrer  vídeo-conferências e chats periódicos para o esclarecimento de dúvidas e a orientação dos potenciais proponentes quanto às Seleções Públicas do Programa. Acompanhe essa agenda pelo site www.cultura.gov.br/culturaepensamento
O Cultura e Pensamento é uma iniciativa do Ministério da Cultura coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) conta com o patrocínio da Petrobras e com a co-realização do Ministério da Educação (MEC), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP) e da TVE-Bahia.   Mais informações em www.cultura.gov.br/culturaepensamento.
O Programa
O Cultura e Pensamento objetiva fortalecer espaços públicos de reflexão e diálogo em torno de temas importantes da agenda contemporânea, agregando iniciativas que fortaleçam a esfera pública nacional e produzam alternativas para o desenvolvimento cultural do país. Os editais são abertos para projetos de debates presenciais e debates em publicações impressas (revistas) e on line apresentados por intelectuais, pensadores da cultura, acadêmicos, artistas e pesquisadores, levando-se em conta que ele não se restringe à comunidade acadêmica, ampliando-se para espaços que proporcionem a reflexão dos temas propostos como a mídia (blogs, fóruns virtuais, portais, etc.), os movimentos sociais, os grupos culturais, etc.
Nesta edição, o Cultura e Pensamento sugere três linhas temáticas e abre a possibilidade de propostas em temáticas de livre escolha que possam apontar outros temas relevantes para a sociedade:
•         Biopolítica e tecnologias: padrões contemporâneos de emancipação, propriedade, poder e controle;
•         Populações e territórios: o global, o nacional e o local no agenciamento de identidades e na diversificação da cultura;
•         Lógicas e alternativas para as dinâmicas culturais no centro da economia e da sociedade;
•         Temática de Livre Escolha.
Os projetos que se candidatarem a discutir as temáticas acima devem ter como objetivo a difusão das idéias, a inovação das formas de encontro (e debate) de idéias e/ou a criação de novos circuitos (espaços) de circulação de idéias.
Cultura e Pensamento - Idéias ao alcance de todos
Ampliar e qualificar as formas de difusão de conteúdos, buscando atingir toda a extensão territorial do país, assim como incrementar a interação contínua entre os seus participantes, é uma das metas almejadas do Cultura e Pensamento.  Para tanto, os debates serão transmitidos via internet, acessíveis às instituições que aderirem ao Programa; e está se buscando parcerias com as Tvs públicas para a veiculação de programas a partir dos debates realizados no âmbito do Programa Cultura e Pensamento.  Além disso, serão lançados a “Revista Cultura e Pensamento” (trimestral) e os fóruns permanentes de debates no Portal do Programa (www.cultura.gov.br/culturaepensamento). Vale ressaltar que os conteúdos gerados pelos projetos apoiados em 2006 já estão acessíveis gratuitamente nesse mesmo portal.
Histórico do Programa Cultura e Pensamento
O ideal do debate público e circulação de idéias presente nos ciclos promovidos por Adauto Novaes (O Silêncio dos Intelectuais) em 2005 inspirou o Ministério da Cultura a implementar ações capazes de promover um amplo debate na sociedade. Essas ações estão abrigadas no Programa Cultura e Pensamento que, desde 2006, tem as seleções públicas de projetos através de editais como a mais abrangente das suas iniciativas.
No escopo do Cultura e pensamento, destaca-se entre as mais relevantes intenções a possibilidade de criar condições de acesso, produção e difusão das reflexões produzidas em ambientes de debate ampliado, a respeito de temas fundamentais ao entendimento do Brasil contemporâneo.
Com o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, o Governo Federal destinou, em 2006, 900 mil reais que viabilizaram a realização de 11 Projetos de debates. O fomento à realização destes projetos com a utilização dos editais de patrocínio proporcionou a produção e a circulação de 10 números especiais de publicações impressas no formato revista, duas publicações eletrônicas e ainda a realização de quatro grandes projetos de debates presenciais com eventos em seis Estados, cujos conteúdos estão disponíveis no Portal. Toda essa produção compõe um importante acervo de discussões destes temas estratégicos da atualidade.

Informações com Kátia Carneiro katia@belemcom.com.br,
Luiz Pedrosa pedrosa@belemcom.com.br, ou (21) 3826 2490, 2527-1805 e 9358-8886