UFPA e Vale do Rio Doce firmam convênio
Convênio assinado entre Universidade Federal do Pará e Companhia Vale do Rio Doce, na manhã de hoje, vai viabilizar um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de uma metodologia para avaliação da integridade estrutural de ponte e viadutos ferroviários ao longo da Estrada de Ferro de Carajás.
O projeto, coordenado pelo departamento de Engenharia Civil da UFPA foi apresentado à Gerencia Geral da Companhia Vale do Rio Doce e Administração superior da UFPA. Participaram da solenidade estudantes da graduação e pós-graduação em Engenharia Civil que desenvolverão estudos em torno da temática.
Na apresentação, a professora Regina Sampaio, coordenadora do Projeto destacou a grande importância do projeto de pesquisa , para a engenharia brasileira, “pois ele tem como finalidade desenvolver e validar técnicas analíticas, experimentais e computacionais para diagnóstico do comportamento e manutenção de pontes
ferroviárias, no caso em estudo, as pontes da Estrada de Ferro Carajás” disse
Além dos fatores técnicos, destacou que a região Norte, reconhecidamente rica em recursos naturais, mas ainda carente em termos de desenvolvimento social, desenvolvimento tecnológico, e investimentos em pesquisa, necessita de ações imediatas direcionadas para a solução dos seus problemas.
"De forma mais específica, a engenharia civil local pode contribuir diretamente com estudos e pesquisas na área de logística e infra-estrutura, essenciais para permitir o escoamento da produção mineral de forma adequada. Para que isto se torne possível, é imprescindível um forte incentivo ao aperfeiçoamento de grupos de pesquisa de alto nível no âmbito técnico-científico com atuação na Região Norte" afirmou Regina
Cronograma – O projeto Desenvolvimento de uma nova metodologia para avaliação da integridade estrutural de pontes e viadutos ferroviários ao longo da Estrada de Ferro de Carajás” será realizado em 3 etapas com duração total de 5 anos. Nesta primeira etapa, da qual trata este convênio, com duração de 9 meses, serão avaliadas 3 das 54 pontes ao longo da estrada de ferro e tem como um dos objetivos confirmar se a metodologia proposta é perfeitamente apropriada para o estudo, permitindo identificar alterações no escopo do projeto de modo a atingir os objetivos do trabalho.
A equipe que realizará este projeto é formada por professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia civil do Centro Tecnológico além de um engenheiro civil especialista em estruturas e dois técnicos de nível médio contratados para auxiliar nos trabalhos de campo.
Estão previstas no orçamento bolsas para alunos de mestrado e de
iniciação científica. "Especialmente para o programa de pós-graduação em Eng. Civil, possibilitará não somente o pagamento de bolsas aos alunos e conseqüente dedicação exclusiva destes às suas pesquisas, mas também o financiamento das próprias pesquisas" informou Regina Sampaio
Na primeira etapa estão envolvidos 7 professores do Departamento de Eng. Civil , dos quais, 3 fazem parte do NiCAE (Núcleo de Instrumentação e Computação aplicada a
Engenharia), 2 fazem parte do ETEP (Escritório Técnico de Projetos) e 2 do GAEMA (Grupo de análise experimental de estruturas e materiais).
Os professores envolvidos são:
* Prof. Regina Augusta Campos Sampaio – Doutora em Engenharia Civil, especialista em dinâmica das estruturas;
* Prof. Luís Augusto Conte Mendes Veloso – Doutor em Engenharia Civil, especialista em análise experimental de estruturas;
* Prof. Remo Magalhães de Souza – Doutor em Engenharia Civil, especialista em engenharia de estruturas e em mecânica computacional;
* Prof. Dênio Ramam Carvalho de Oliveira – Doutor em Engenharia Civil, especialista em estruturas de concreto;
* Prof. Alcebíades Negrão Macedo – Doutor em Engenharia Civil, especialista em fadiga de estruturas e ligações;
* Prof. José Perilo da Rosa Neto – Mestre em Engenharia Civil, especialista em estruturas metálicas e em projeto de grandes estruturas;
* Prof. Ronaldson José de França Mendes Carneiro – Doutor em Engenharia Civil, especialista em estruturas de concreto armado e protendido;
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