Parceria entre SIPAM e PET de Geografia da UFPA possibilita capacitação de professores

Uma parceria entre o Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Geografia da Universidade Federal do Pará e o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) vai proporcionar a capacitação de professores da rede pública de ensino a utilizarem mapas cartográficos como recurso pedagógico nas salas de aula.
   O PET busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementam a sua formação acadêmica.  Nesse sentido, o PET-Geografia da UFPA foi convidado a integrar o “SIPAM nas Escolas”. O projeto deverá atender primeiramente oito escolas de Belém que deverão ser selecionadas entre os bairros do Tapanã, Jurunas, Guamá e Souza. Além disso, Mosqueiro e o distrito de Icoaraci também deverão ser atendidos. De acordo com tutor do PET-Geografia da UFPA, professor João Márcio Palheta, o projeto tem como principal objetivo possibilitar que os estudantes da rede pública de ensino  entrem em contato com mapas cartográficos para facilitar no reconhecimento das regiões do Estado.
   Em um primeiro momento, os 12 estudantes do PET de Geografia da UFPA foram capacitados por funcionários do SIPAM. Eles receberam orientações acerca de como devem manusear os mapas para então, posteriormente, capacitar também os professores das escolas selecionadas. Nesse sentido, em caráter multidisciplinar e contextualizado, os professores de cada disciplina poderão utilizar os mapas nas mais variadas situações dentro da sala de aula. “Por exemplo, um professor de Matemática poderá utilizar o percentual da população de um município para criar um problema matemático, um professor de História poderá contar a trajetória do município e assim por diante”, ressalta.
   João Márcio também destaca a importância do projeto para os estudantes da graduação, que poderão aplicar os conhecimentos cartográficos  em sala de aula. “Vai ser o momento de trocar experiências. Eles vão ajudar os professores a utilizarem os mapas como recurso pedagógico”, observa. Ao longo do treinamento, os estudantes da UFPA serão acompanhados pelos funcionários do SIPAM, que darão todo o apoio necessário para que as tarefas sejam executadas nas escolas.
   Após a finalização do projeto serão realizadas diversas atividades como feiras, seminários e palestras no intuito de mostrar como os recursos cartográficos foram transformados em recursos pedagógicos. A escola participante, dependendo do envolvimento no projeto, vai ganhar um Kit escolar que contem produtos cartográficos para uso da escola. O SIPAM dentre as suas ações visa integrar informações e gerar conhecimentos para contribuir na proteção da Amazônia levando em consideração o desenvolvimento sustentável da região.

Texto e foto: Bruno Magno (Assessoria de Imprensa da UFPA)
Publicado em: 16.05.2007 17:35