Planejamento urbano e regional em debate

O Brasil é hoje um país urbano. Mais de 80% da população brasileira vive nas cidades, onde se concentram também os maiores índices de desigualdade social. A pesquisa e o debate em torno da busca de soluções práticas à vida nas cidades é o grande objetivo do XII Encontro da Associaçao Nacional de Pós-Gradução e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), que acontece esta semana (21 a 25) em Belém.
A solenidade de Abertura do Encontro será nesta segunda-feira, na Estação das Docas, a partir das 18 horas. O reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza de Melo fará a conferência de abertura, com o tema” Amazônia e o desafio do conhecimento no contexto da integração sul-americana e da globalização“. Na seqüência, será feita a entrega do 3º Prêmio "Milton Santos", na categoria de artigos publicados e do 5º Prêmio Brasileiro "Política e Planejamento Urbano e Regional", nas categorias de Tese de Doutorado e Dissertação de Mestrado.  Farão parte da Mesa de Abertura do Encontro, o reitor da UFPA, Alex Fiúza, a Governadora Ana Julia Carepa, o prefeito Dulciomar Costa, a presidente da ANPUR, Ana Fernandes e a presidente da Comissão Organizadora do Encontro, Edna Castro. Também vão compor a mesa, representantes do Ministério das Cidades, do CNPQ, da CAPES, da SBPC, do Banco da Amazônia e da ADA.
Enanpur em Belém
Organizado pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA), o encontro vai reunir cerca de 800 participantes, vindos de todos os estados brasileiros. O objetivo, segundo a presidente da Comissão Organizadora, Edna Castro (NAEA), é apresentar resultados de estudos e projetos de pesquisa, “revelando assim um grande panorama da realidade dos espaços urbanos e regionais no Brasil e promover um intenso debate sobre os resultados e perspectivas do planejamento e das políticas urbanas e regionais no país”, diz ela.
 A ANPUR foi criada em 1983, esta porém é a primeira vez que a capital do Pará é sede do ENANPUR. Segundo a atual presidente da entidade, Ana Fernandes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Belém  foi escolhida por dois motivos principais: “primeiro, pela reconhecimento  do NAEA como importante membro da ANPUR e segundo, pela necessidade de retomar e expandir questões fundamentais do planejamento urbano e regional para a Amazônia, uma região que abriga imensa riqueza natural e é palco de disputas internacionais” explica. O público alvo do encontro são pesquisadores, executores de políticas públicas, e profissionais ligados à área.
Grandes temas em foco
Serão ao todo 359 trabalhos científicos apresentados nas Sessões Temáticas, além de 48 Sessões Livres, onde serão conhecidos os resultados dos principais projetos de pesquisa em andamento no país sobre temas ligados ao espaço urbano e regional. Estão programados também três Seminários  - "Turismo, Lazer e Planejamento Urbano e Regional", “Amazônia na Arte e na Literatura” e "Imagem e Pesquisa na Amazônia: Visualidades Urbanas e Regionais", que acontece no Cine Olímpia e inclui Mostras de Vídeo e Exposições de Fotografia abertas ao público.
Nas Mesas Redondas sobre os grandes temas das agendas de pesquisa na área, com a participação de conferencistas nacionais e internacionais, serão discutidas questões como o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento do Governo federal) e seus impactos na política de desenvolvimento urbano e regional; a Integração Sul-americana, relações transfronteiriças e Desenvolvimento Urbano e Regional; o Planejamento Territorial: uma retomada do papel do Estado no Desenvolvimento Urbano e Regional. O tema central do encontro da ANPUR deste ano coloca em foco a Integração Sulamericana, fronteiras e desenvolvimento urbano e regional.

Inscrições- Novas inscrições ainda poderão ser feitas on line (http://www.ufpa.br/xiienanpur) ou no dia da abertura do Encontro, 21, das 14 às 18 horas, na Estação das Docas (Secretaria do evento). A programação científica do XII ENANPUR, de terça à sexta-feira, estará sediada no Hotel Hilton (Praça da República).

Informações detalhadas da programação do XII ENANPUR estão disponíveis no endereço: http://www.ufpa.br/xiienanpur

Publicado em: 21.05.2007 10:00