Seminário discute visualidades urbanas e regionais da Amazônia
O que as imagens revelam da realidade em que vivemos? Para os estudiosos, as imagens despertam a nossa percepção, marcam nossa rotina e nos identificam, de acordo com o nosso cenário cultural: somo urbanos ou camponeses, amazônidas ou paulistanos, centrais ou periféricos, de acordo com o cenário que nos cerca, que habitamos e que nos habita. As imagens veiculam conteúdos, interpretações, ideologias. Desta forma, o olhar crítico por sobre imagens, de uma cidade ou de uma região, pode ajudar na reflexão sobre as realidades em jogo. Como vem sendo usada essa ferramenta entre pesquisadores sociais e o que elas revelam da realidade amazônica é o tema do II Seminário "Imagem e Pesquisa na Amazônia: Visualidades Urbanas e Regionais", que acontece esta semana (22 a 23), no Cine Olímpia, em Belém.
O seminário, que faz parte da programação do Encontro Anual da ANPUR (Associação nacional de Pós-Gradução e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional), inclui também seis Exposições Fotográficas e uma Mostra de Vídeos Amazônicos, com a exibição de 27 filmes de terça à domingo (22 a 27).
No caso da Amazônia, as imagens registram, revelam e denunciam desigualdades e diversidades, destruição, exploração, encantamento. O registro das diversidades de quem vive no campo, nas cidades ou na floresta, têm contribuído em estudos das problemáticas sócio-ambientais enfrentadas na região. É o que os debates, filmes e fotografias vão estar mostrando ao público
Entre os os filmes, uma estréia - do curta metragem Severa Romana: a santa popular milagreira (2007/15'), que aborda a violência contra a mulher, amor, poder e crença espiritual a partir da história o crime que abalou Belém no início do século passado - e dois lançamentos, do Longa Sabor de Açaí (2004/52'), documentário sobre as mudanças sociais numa comunidade ribeirinha que sobrevive da coleta do açaí, e do filme de Silvio Tendler, "Encontro com Milton Santos ou a Globalização Vista do lado de Cá" (2006/ 107'). O documentário, que tem como fio condutor a última entrevista feita com Milton Santos, um dos maiores pensadores brasileiros do século XX, abre a Mostra de Víideos na próxima terça-feira (veja programação completa).
Foto, poesia, filme e ciência
Na mesa-redonda de abertura do II Seminário Imagem e Pesquisa (22), nomes de peso nos estudos dinâmicas urbanas e a partir da visualidade da região, como a antropóloga Ligia Simonian(NAEA/UFPA), o filósofo Ernani Chaves (UFPA), o jornalista, historiador e pesquisador Nelson Sanjad (Museu Goeldi), a pesquisadora de cinema e produtora audiovisual Ana Lúcia Lobato (Instituto de Artes do Pará), o poeta e cientista soccial João Jesus de Paes Loureiro(UFPA) e a cineasta Jorane Castro (Cabocla Produções).
Lançamento do Livro
Dentro da programação de abertura do evento será lançando o livro "Imagem e Pesquisa na Amazônia: ferramenta de compreensão da realidade", resultado do I Seminários Imagem e Pesquisa, realizado em 2004. O livro é organizado por Claudia Kahwage, Sandro Ruggeri e Edna Castro e conta com artigos de Ligia Simonian, Alexandre Siqueira, Fabio Castro, Sandro Ruggeri, João de Jesus Paes Loureiro, Jorane Castro, Claudia Kahwage. A imagem da capa é do fotógrafo paraense Luiz Braga, consagrado internacionalmente por seu olhar atento às sutilezas e diversidades sócio-culturais da região. O lançamento acontece no dia 22, terça-feira, às 20h30, no Cine Olímpia (Av. Pres. Vargas, 918)
Informações completas sobre o seminário e inscrições nos sites http://www3.ufpa.br/xiienanpur/ e www.imagemepesquisa.multiply.com .
SERVIÇO:
II Seminário Imagem e Pesquisa na Amazônia
Visualidades Urbanas e Regionais
22 e 23 de Maio – Belém - Cine Olímpia (Av. Presidente Vargas, 918)
Lançamento do Livro "Imagem e Pesquisa na Amazônia: ferramenta de compreensão da realidade"
22 de Maio – 20h30 - Cine Olímpia
Exposições Fotográficas
22 a 27 de Maio – Cine Olímpia
Mostra de Vídeos Amazônicos
22 a 27 de Maio – Cine Olímpia
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária