Casa Brasil-África e Grupo de Estudos Afro-Amazônico realizam programação em comemoração ao Dia Internacional da África

O Grupo de Estudos Afro-Amazônico (Geam) e a Casa Brasil-África da Universidade Federal do Pará estarão realizando no dia 25 de maio uma programação com palestras e atividades culturais em comemoração ao Dia Internacional da África.
   De acordo com Apolinário Alves Filho, coordenador da Casa Brasil-África, o objetivo do evento é levar para toda comunidade acadêmica a discussão e reflexão acerca do continente africano. Na primeira mesa-redonda que tem como temática “O Dia Internacional da África”, os pesquisadores Raimundo Jorge e Marilú Campelo vão debater acerca da importância da data que é comemorada em todo mundo. “A idéia basicamente é relembrar a resistência dos países africanos contra a abusividade dos países colonizadores europeus e mostrar a importância da África”, ressalta Apolinário. A segunda mesa-redonda vai analisar a atual conjuntura do Continente Africano e será intermediada com a participação dos professores Cauby Monteiro e Eleanor Palhano, ambos pesquisadores da UFPA.
   Apolinário destaca as ações do Geam e da Casa Brasil-África que no decorrer deste ano realizarão outras atividades. Uma delas é a assinatura de um convênio entre a UFPA e o país de Cabo Verde visando a cooperação entre professores e estudantes de ambos os países. A parceria deve acontecer na primeira quinzena de agosto deste ano.
   As palestras em comemoração ao Dia Internacional da África na UFPA serão realizadas no Auditório Setorial Básico II, a partir das 8h. O evento é aberto a toda comunidade acadêmica e tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (SECULT). As atividades culturais serão realizadas no hall da Reitoria, após as palestras.

Texto: Bruno Magno (Assessoria de Imprensa da UFPA)

Publicado em: 22.05.2007 16:49