Encontro da ANPUR destaca desafios territoriais

Durante a abertura da XII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), que reúne em Belém cerca de 800 pesquisadores de todo o país, a presidente da entidade, Ana Fernandes, ressaltou os três grandes desafios no que diz respeito ao planejamento urbano e regional no país: “uma disputa desigual pelo território, que ultrapassa os limites nacionais”, um movimento de “revisão do direto à apropriação e ao uso do território” e uma falta de “institucionalização de políticas” nessa área. E a Amazônia, com sua complexidade e diversidade sócio-ambiental vive, como nenhuma outra região do país, os conflitos e os efeitos de ter seu território como “palco de disputas no cenário nacional e internacional”. Esse é um dos motivos, segundo Fernandes, que faz da escolha de Belém, para sediar XII ENANPUR, a decisão mais acertada. A ANPUR foi criada em 1983 e esta é a primeira vez que o Encontro, organizado a cada dois anos, acontece em Belém.

Ciência e desenvolvimento sustentado

Para o reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza da Melo, “o investimento maciço em educação, ciência e tecnologia é a única mola-mestra para o desenvolvimento sustentado na Amazônia”. “Como em todos os lugares, aqui não é diferente”, explicou, “mas diante das desigualdades regionais - que ainda hoje persistem, duzentos anos depois da proclamação da república - é justamente esse o grande desafio às políticas nacionais”. O reitor da UFPA fez a conferência da abertura do Encontro da ANPUR, sobre o tema  Amazônia e o desafio do conhecimento no contexto da integração sul-americana e da globalização.

Programação Científica e Cultural

A programação do XII ENANPUR acontece até sexta-feira, no Hotel Hilton (Praça da República). Nas Mesas redondas, que acontecem sempre pela manhã, com conferencistas nacionais e internacionais, estarão em debate grandes temas da atualidade, como violência urbana, desenvolvimento territorial, conflitos e gestão ambiental, as mudanças climáticas e os impactos sobre o planejamento urbano e regional (programação completa no endereço http://www.ufpa.br/xiienanpur)

Serão ao todo 359 trabalhos científicos apresentados nas Sessões Temáticas, além de 48 Sessões Livres, onde serão conhecidos os resultados dos principais projetos de pesquisa em andamento no país sobre temas ligados ao espaço urbano e regional. Estão programados também três Seminários  - "Turismo, Lazer e Planejamento Urbano e Regional", “Amazônia na Arte e na Literatura” e "Imagem e Pesquisa na Amazônia: Visualidades Urbanas e Regionais", que acontece no Cine Olímpia e inclui Mostras de Vídeo e Exposições de Fotografia abertas ao público.

Rosane Steinbrenner (Assessora de Imprensa da ANPUR)

Publicado em: 22.05.2007 18:16