“Faces e Interpretações da Geografia na Amazônia” é o tema do X Encontro Paraense de Geografia que acontecerá no período de 28 de maio a 1º de junho na Universidade Federal do Pará. Este ano o evento conta com a participação de outras instituições de ensino. Estarão presentes professores, pesquisadores, estudantes e outros estudiosos de entidades governamentais e não-governamentais do Estado do Pará. Na programação estão incluídas palestras, mesas redondas, mini-cursos e atividades culturais.

Segundo o coordenador do evento Benedito Valente, a escolha do tema é provocante porque fala de uma região complexa, gerando pontos de vista diferentes e várias indagações: “Nessa complexidade da dimensão amazônica e suas várias faces (ribeirinha, quilombola, empresarial, de grandes projetos, de pequenos camponeses e outros) é preciso levar em consideração que para cada face há uma interpretação, mas isso não quer dizer que devem ser entendidas fora da totalidade, que é a Amazônia”.

Para comemorar os 10 anos de acontecimento do encontro, os organizadores prepararam a “Sexta Básica”, o show que acontecerá no último dia do evento e contará com apresentações de artistas locais. Além disso, todos os inscritos terão direito se tornarem sócios da Associação de Geógrafos do Brasil (AGB) em Belém. Um dos benefícios de se tornar membro é ganhar uma carteira de sócio que dá direito a descontos em eventos organizados pela AGB.

As inscrições custam 20 reais para estudantes e 30 para profissionais. Os interessados podem se inscrever até o dia do credenciamento (28/05), no período de 9 às 13 horas, no bloco Ed do Setorial Básico da UFPA. O encontro é promovido pela Associação de Geógrafos do Brasil (setor Belém) em parceria com várias instituições de ensino em Belém. Mais informações pelos fones: 3201-7996 / 3201-7449 (FGC), 9991-3327 (CAGE) e 8131-3772 / 8112-1830 (AGB).

Fonte: Leila Negrão (estagiária de jornalismo do IFCH)

Publicado em: 24.05.2007 17:43